Topo

Milhares de argentinos se reúnem para assistir à abertura do Mar Vermelho

Fernanda Silveira

Colaboração para o UOL, em Buenos Aires

18/11/2016 04h24

A rede Telefe, uma das principais emissoras de TV da Argentina, está rindo à toa com o sucesso da novela brasileira “Os Dez Mandamentos”. Conhecida como “Moises y Los Diez Mandamientos”, a produção da Record estreou em março deste ano e desde então só vê aumentar sua popularidade.

A transmissão do capítulo em que as águas do Mar Vermelho se abrem, aconteceu na noite desta quinta-feira (17) no Luna Park, uma tradicional casa de espetáculos de Buenos Aires. O evento estava marcado para as 21h, mas a fila para a entrada começou a se formar às 10h da manhã e reuniu cerca de 6 mil fãs ansiosos para ver de perto os atores Guilherme Winter (Moisés), Sérgio Marone (Ramses), Camila Rodrigues (Nefertari), Giselle Itié (Zípora) e Petrônio Gontijo (Aaron).

Hilda Lescano, moradora de Pablo Podestá que viajou a Buenos Aires para o evento, conta que chegou ao Luna Park às 16h: “Desta vez eu cheguei às 16h, mas quando aconteceu este mesmo evento com a novela Avenida Brasil nós chegamos no dia anterior. Agora foi mais fácil, porque conseguimos garantir as entradas por telefone".

Apresentado por Marley, uma das celebridades mais queridas pelo público argentino, o evento foi transmitido ao vivo pela Telefe. A emissora liderou com folga na noite de quinta-feira. O capítulo registrou audiência de 26,8 pontos, a maior já alcançada por “Os Dez Mandamentos” na Argentina. O recorde anterior havia ocorrido no capítulo que mostrou a última praga enviada ao Egito, a morte dos primogênitos, que marcou 24,3 pontos. 

17.nov.2016 - Hilda Lescano (de vermelho) viajou até Buenos Aires acompanhar a abertura do Mar Vermelho no Luna Park - Grégoire Bouquet/UOL - Grégoire Bouquet/UOL
17.nov.2016 - Hilda Lescano (de vermelho) viajou até Buenos Aires acompanhar a abertura do Mar Vermelho
Imagem: Grégoire Bouquet/UOL

A dona do ibope
"Moisés y Los Diez Mandamientos” ficou conhecida na Argentina como “o pesadelo de Marcelo Tinelli”, um dos apresentadores de TV mais populares do país que viu a audiência do seu programa cair com a estreia da novela. A trama marca em média 17.4 pontos no ibope e é o programa diário de televisão mais assistido na Argentina em 85% das suas emissões. No último dia 11, a novela chegou a surpreendentes 24,3 pontos de audiência, deixando para trás até mesmo a transmissão do jogo entre Brasil e Argentina pelas eliminatórias da Copa do Mundo.

Os motivos para tanto sucesso dividem opiniões, mas o certo é que as novelas brasileiras vêm fazendo história no país. Para o diretor de televisão Pablo Lago, as novelas brasileiras são "superproduções que tratam de assuntos universais nas suas temáticas, o que as torna muito atrativas”.

Para Viviana Acevedo, uma fã que chegou ao Luna Park às 11h da manhã, a história é cativante porque é real e familiar: “Eu sou religiosa mas estava distante da fé e me reaproximei da bíblia por causa de Moisés, a novela me reaproximou de tudo isso e também despertou o interesse da minha filha de 15 anos na religião. Quero mandar um beijo para os brasileiros e agradecer por este presente.”

Los bombones
Na Argentina, Sérgio Marone e Guilherme Winter são chamados de “bombones” - expressão que significa bombons em português utilizada no país para se referir a pessoas atraentes. Os galãs mobilizam o público feminino tanto quanto fazia Cauã Reymond como o Jorgito de "Avenida Brasil".

17.nov.2016 - Fã de "Os Dez Mandamentos", Norma Rodriguez homenageia os protagonistas da novela - Grégoire Bouquet/UOL - Grégoire Bouquet/UOL
17.nov.2016 - Fã de "Os Dez Mandamentos", Norma Rodriguez homenageia os protagonistas da novela
Imagem: Grégoire Bouquet/UOL
“Eu amo os dois porque são diferentes” afirma Norma Rodriguez, uma fã que veio da cidade de Granbur para o evento.

A fama de galã dos atores também se alimenta pelas participações em programas de TV nacionais para divulgar a novela. Em duas destas ocasiões, Sérgio Marone inclusive beijou as apresentadoras ao vivo. A primeira vítima de Marone foi Susana Gimenez, uma atriz argentina de 72 anos que apresenta um dos programas de TV mais vistos do país.

Segunda temporada confirmada
Atualmente, a Telefe exibe quase 10 horas semanais de “Moises y Los Diez Mandamientos”. Os episódios regulares e as cenas do próximo capítulo representam 90 minutos diários de programação de segunda a sexta. Além disso, aos domingos, o canal veicula um programa de 120 minutos que resume os capítulos já exibidos e também aqueles que serão transmitidos na semana seguinte.

Ainda que na Argentina a trama esteja apenas na metade da primeira temporada, a emissora já comprou os direitos para a segunda fase da novela. O público noveleiro soube da novidade e agora está esperando ansioso pela confirmação de “Terra Prometida”.