Topo

"Tenho muito medo de entrar em cena", diz Renata Sorrah

Renata Sorrah é a entrevista do "Ofício em Cena" - Estevam Avellar/Globo
Renata Sorrah é a entrevista do "Ofício em Cena" Imagem: Estevam Avellar/Globo

Do UOL, no Rio

18/11/2016 17h38

Com mais de 45 anos de carreira, Renata Sorrah é uma atriz consagrada na TV e teatro, mas, apesar disso, confessa que até hoje não fica 100% tranquila ao entrar em cena.

"Lembro que uma vez a Ariane Mnouchkine disse que uma das piores coisas para o ator, que acaba com ele, é o medo. O medo de entrar em cena liquida o ator porque te paralisa. E eu tenho muito medo. Até hoje, com 500 anos de profissão, eu tenho medo", conta ela em entrevista ao "Ofício em Cena", que vai ao ar nesta terça-feira (22), às 23h30, na Globo News.

Renata conta que viver Medeia no teatro a ajudou a construir a inesquecível vilã Nazaré Tedesco de "Senhora do Destino". "Medeia é o auge da Nazaré! Não é que tenha sido fácil, nada é fácil, mas eu estava treinada, o meu corpo estava treinado, não era só a cara aqui, o rosto, o meu corpo estava todo treinado”, explica a atriz, que acumula no currículo vários sucessos na TV, entre eles Heleninha Roitman, de "Vale Tudo" (1988), Pilar Batista, de Pedra sobre Pedra (1992) e Zenilda de "A Indomada" (1997).

“Quando comecei a fazer televisão, eu já tinha feito seis peças de teatro. Televisão é um outro veículo, completamente diferente. Continuo aprendendo, tanto no teatro quanto na televisão, isso não para nunca", conta.