Topo

Ator tem ajuda de ex-namorada para viver jovem com câncer em "Rock Story"

Danilo Mesquita em "Rock Story": ator não teme raspar o cabelo para interpretar jovem com câncer - Divulgação/TV Globo
Danilo Mesquita em "Rock Story": ator não teme raspar o cabelo para interpretar jovem com câncer Imagem: Divulgação/TV Globo

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

22/11/2016 07h00

O ator Danilo Mesquita vive um drama em "Rock Story". Seu personagem, Nicolau, descobriu que tem câncer e decidiu realizar o tratamento às escondidas, sem revelar aos próprios pais, Haroldo (Paulo Betti) e Gilda (Suzy Rêgo). No capítulo do último sábado (19), o rapaz fingiu que iria a um acampamento para poder sair de casa e se internar no hospital.

Ao UOL, o ator de 24 anos diz encarar seu novo trabalho na TV como uma "terapia". Três semanas após começar a preparação para viver Nicolau, Danilo perdeu sua tia, vítima de câncer.

"Minha tia tinha um câncer terminal, em uma fase bem avançada. A primeira coisa que fiz foi pensar que era terapêutico, não era por acaso. A segunda foi ter a noção de responsabilidade, pois o personagem dialoga diretamente com pessoas que sofrem com essa doença. Imaginei minha tia assistindo", afirma.

Atualmente namorando, Danilo recorreu à ex para compor seu personagem em "Rock Story". Como Nicolau, ela também enfrentou um câncer na adolescência. Apesar do fim do romance, os dois continuam amigos.

"Minha primeira namorada teve um tumor na cabeça. Ela se curou, está tudo certo. Conversamos muito, deu para pegar a relação com as pessoas, como era para ela, jovem, passar por essa doença. Foi muito proveitoso conversar diretamente com ela. Namoramos com 15 anos, mas mantivemos a amizade", conta.

Zac (Nicolas Prattes),Tom (João Vitor Silva), Nicolau (Danilo Mesquita), JF (Maicon Rodrigues) e Jaílson (Enzo Romani) formam a banda Quatro Ponto Quatro em "Rock Story" - Sérgio Zalis/TV Globo - Sérgio Zalis/TV Globo
Zac (Nicolas Prattes),Tom (João Vitor Silva), Nicolau (Danilo Mesquita), JF (Maicon Rodrigues) e Jaílson (Enzo Romani) formam a Quatro Ponto Quatro em "Rock Story"
Imagem: Sérgio Zalis/TV Globo

Fã de rock, ator estudou na escola de Raul Seixas

Em "Rock Story", Nicolau será chamado para participar da boy band Quatro Ponto Quatro, com Zac (Nicolas Prattes), Tom (João Vitor Silva) e JF (Maicon Rodrigues), e aceitará o convite para "deixar uma marca", segundo Danilo, já prevendo um fim trágico na novela.

O ator ainda não sabe se precisará raspar a cabeça por causa do câncer de Nicolau, mas diz estar "entregue" ao papel: "Não tenho apego nenhum ao meu cabelo e acho que uma das coisas legais da carreira é mudar toda hora. Não recebi os capítulos ainda, não sei se ele vai raspar ou sair da banda, mas faria, estou disponível, entregue ao personagem".

Danilo aprendeu a tocar contrabaixo para a novela e é fã de rock brasileiro desde a infância. Além da influência do pai, o ator baiano estudou na mesma escola de Raul Seixas em Salvador.

"Gosto muito de rock nacional. Cazuza e Renato Russo foram meus primeiros ídolos porque meu pai ouvia muito. Eu me lembro de ouvir aos seis anos a fita de 'Música para Acampamentos' (1992), da Legião Urbana. Logo depois veio o Raul, baiano como eu e que estudou no mesmo colégio que eu, São Bento", recorda.

Hebreus caem no buraco na terra aberto por Deus em cena de "Os Dez Mandamentos" prevista para ir ao ar nesta segunda-feira (20) - Munir Chatack/Record - Munir Chatack/Record
Cena da abertura da terra em "Os Dez Mandamentos", novela bíblica da Record
Imagem: Munir Chatack/Record
Futebol, Record e Netflix

"Rock Story" é o terceiro trabalho de Danilo Mesquita na TV em 2016. Antes, ele viveu o hebreu Tales e foi "engolido" pela terra em "Os Dez Mandamentos", novela bíblica da Record, e está no elenco de "3%", primeira série brasileira da Netflix, que será lançada na próxima sexta. "Gravei ['Os Dez Mandamentos'] junto com a série futurista da Netflix, então fazia passado e futuro ao mesmo tempo. O primeiro semestre foi uma loucura, é a vida de louco que pedi ao universo. Fico cansado, mas amo", comemora.

Revelado em "I Love Paraisópolis" (2015), Danilo comemora a boa fase na carreira, que quase foi de jogador de futebol, mas um teste vocacional o fez mudar para a atuação: "Queria jogar bola, fiz peneira no Vitória e no Bahia. Foram sete anos da minha vida me dedicando, mas aos 17 anos estava velho e o sonho passou. Mudei para o Rio para estudar teatro, me apaixonei e não quis sair nunca mais".