Topo

Walter Breda estará ao mesmo tempo em novela da Record e série da Globo

Montagem de Walter Breda em "A Terra Prometida" (Record) e "A Cara do Pai" (Globo) - Montagem/UOL
Montagem de Walter Breda em "A Terra Prometida" (Record) e "A Cara do Pai" (Globo) Imagem: Montagem/UOL

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

24/11/2016 07h00

A partir de dezembro, você poderá ver Walter Breda na TV em dois canais diferentes. Atualmente no ar em "A Terra Prometida", novela bíblica da Record, o ator também está no elenco de "A Cara do Pai", nova série de Leandro Hassum na Globo, com estreia prevista para dezembro.

Walter Breda gravou sua participação em "A Terra Prometida" até o fim de outubro, quando terminou seu contrato com a Record. Na trama, o sapateiro Orias, personagem dele, fugiu do acampamento dos hebreus após flagrar o beijo entre Acã (Kadu Moliterno) e Mara (Cristiana Oliveira) e ser ameaçado de morte.

Na vida real, Breda não fugiu. Dias após sua saída da Record, ele foi chamado pela Globo para viver Aldair, pai de Théo (Leandro Hassum) e avô de Duda (Mel Maia) em "A Cara do Pai". A situação do ator é a mesma de outros colegas de "A Terra Prometida". Elizângela, por exemplo, fará a próxima novela das nove da Globo.

Prestes a completar 68 anos de idade e 58 de carreira (começou em uma radionovela em Pernambuco, sua terra natal), Walter Breda comemora emendar trabalhos em meio à crise.

"Sabia que meu contrato acabaria em novembro. Nesse meio tempo, apareceu a possibilidade de trabalhar com a Globo, foi negociado numa boa e fui liberado. Saio de um trabalho, ele acabou, e passo por outro imediatamente, graças a Deus, porque ficar desempregado hoje em dia é muito ruim. Pegar dois trabalhos na sequência não acontece para todo mundo", afirma ao UOL.

O ator continuará em "A Terra Prometida" enquanto estiver no ar na Globo, o que para ele vai gerar comentários do público que o reconhecerá nas duas emissoras. "Isso com certeza vai se falar", prevê.

Ator já se viu e ouviu em quatro emissoras

Aparecer em duas emissoras ao mesmo tempo não é novidade para Breda, que já se viu e ouviu em cinco produções diferentes exibidas na mesma época. Além da TV, ele é dublador e já emprestou sua voz a atores como Al Pacino em "Perfume de Mulher" e desenhos como "Os Cavaleiros do Zodíaco" e "Bob Esponja".

"Na época de 'Cobras & Lagartos', eu estava no ar em cinco coisas: reprise no SBT e na Cultura, 'Betty, a Feia' com a minha voz [na RedeTV!], e na Globo em 'Cobras & Lagartos' e 'Vale a Pena Ver de Novo' com participação minha. Só dava eu na televisão", brinca.

Foi a dublagem que salvou Walter Breda nos últimos três anos longe da TV. Antes de emendar trabalhos na Record e na Globo, ele interpretou Clóvis, dono do bar de "Salve Jorge" (2012), fez pequena participação na minissérie "Amores Roubados" (2014) e também gravou para o canal pago infantil Gloob.

Retorno à Globo e reencontro com crianças

Mussunzinho e Walter Breda na novela "América" (2005) - Divulgação/TV Globo - Divulgação/TV Globo
Mussunzinho e Walter Breda em "América"
Imagem: Divulgação/TV Globo
"A Cara do Pai" marca o retorno de Walter Breda à Globo, onde viveu seus papéis mais marcantes. O carismático Seu Gomes, de "América", ficou na boca do povo com o bordão "Copiou, Farinha?", que falava para o personagem interpretado por Mussunzinho.

O ator se orgulha de ver o crescimento de Mussunzinho e Bruna Marquezine, que também atuou na novela de Glória Perez, e relembra como os dois davam dor de cabeça nos bastidores.

"Marquezine e Mussunzinho eram dois meninos que corriam pelo estúdio. A gente falava: 'Parem de correr, meninos!', faz tempo isso. Fico muito grato quando os encontro, porque vi aquela criançada crescer. De uma certa forma ajudei o crescimento profissional deles, principalmente Mussunzinho, porque contracenava comigo, depois se descobre que ele era filho do Seu Gomes, estava do meu lado o tempo todo", recorda.

A criança da vez na carreira de Breda é Mel Maia, sua neta em "A Cara do Pai". Em três semanas de gravação, o experiente ator já virou fã da garota de 12 anos: "É uma gracinha, supertalentosa, superfantástica, já é excelente companheira de trabalho, uma menina que tem um futuro artístico muito bonito, vai arrebentar".