Topo

Após câncer, Paulo Silvino faz quimioterapia: "Perdi o paladar"

Paulo Silvino não é chamado para gravar o "Zorra" desde o início do ano - Tata Barreto/TV Globo
Paulo Silvino não é chamado para gravar o "Zorra" desde o início do ano Imagem: Tata Barreto/TV Globo

Marcela Ribeiro

Do UOL, no Rio

25/11/2016 19h18

Aos 77 anos, Paulo Silvino retirou um câncer no estômago em julho deste ano e faz sessões de quimioterapia desde então. O humorista conversou com o UOL, nesta sexta-feira (25), e contou que descobriu a doença após ter enjoos e refluxos. O médico responsável pela cirurgia, Leonaldson Castro, é ex-marido da mulher de Silvino, Giseli.

"Já fiz seis sessões, faltam mais seis. O que está sendo terrível para mim é que perdi o paladar, não sinto o gosto de nada, mas tenho que comer para não morrer. Me alimento de massas, purês, carne moída. Por causa disso,  perdi 15 quilos. Pesava 75, agora estou com 59, 60 quilos", contou ele, que descobriu a doença após ter frequentes enjoos e refluxos.

"Fora isso, me sinto ótimo, estou bem e me preparando para lançar meu livro 'As Aventuras do Papaceta' em janeiro do ano que vem", completou ele, sobre a publicação inspirada em sua peça teatral de humor dos navegantes do século XVI.

Paulo Silvino ao lado do cirurgião Leonaldson Castro - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Paulo Silvino ao lado do cirurgião Leonaldson Castro
Imagem: Arquivo Pessoal

Animado com a melhora, Paulo deixou uma mensagem para pessoas que passam por situação semelhante a dele. "O câncer deixou de ser uma sentença de morte. E não se entregue a ele. Seja um paciente 'paciente' e jamais se entregue mentalmente criando o fantasma de uma derrota".

Apesar de ter seu nome incluído nos créditos do "Zorra" como participações especiais, Paulo não é chamado para gravar o programa desde o início do ano.

Paulo Silvino se prepara para lançar o livro "As Aventuras do Papaceta" - Divulgação - Divulgação
Silvino se prepara para lançar o livro "As Aventuras do Papaceta"
Imagem: Divulgação


"Sinto falta de trabalhar porque nao existe artista dentro de casa e eu já estava na geladeira antes de descobrir a doença. Isso me chateia porque estou ótimo. Mas acho que estou fora porque toda vez que apareço, as pessoas associam ao 'Zorra' antigo", explicou Silvino, que ainda opinou sobre o novo formato do humorístico.

"Aquilo é um desperdício de talento. A Thalita Carauta é fantástica. O Rodrigo Sant´anna é genial também. Mas de cara lavada, eles são apenas mais um personagem em cena. Neste formato, não pode ter bordão e não pode ter personagem fixo".