Topo

Em vídeo, Wagner Moura e Duvivier fazem campanha contra repressão a drogas

Do UOL, no Rio

28/11/2016 14h18

"Você não precisa usar nem aprovar o uso de drogas para entender que a política de repressão não funcionou", diz o ator Wagner Moura, um dos famosos que participam da campanha "Da Proibição Nasce o Tráfico".

A ele se juntam atores como Leandra Leal e Gregorio Duvivier lembrando as consequências dessa política para a sociedade como um todo. "O Brasil é campeão mundial de homicídios. Hoje, nós temos a polícia que mais morre e mais mata no mundo", diz Gregorio.

O vídeo, idealizado pelo CESEC – Centro de Estudos de Segurança e Cidadania da Universidade Candido Mendes, conta ainda com um grupo de jornalistas, policiais militares, cientistas e ativistas. A campanha existe desde 2015 e também conta com o trabalho de vários cartunistas como Laerte, Angeli e André Dahmer, cujos trabalhos estamparam traseiras de ônibus. 

"Por uma coincidência terrível, nosso vídeo vem à tona justamente no momento em que o Rio de Janeiro vive um aumento agudo e intenso dessa trágica guerra às drogas. O vídeo é essencial para lembrar que os danos causados pela política de guerra às drogas superam, em muito, os danos provocados pelo eventual uso abusivo de qualquer droga", observa a socióloga Julita Lemgruber, diretora do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania.