Topo

Gretchen comemora liberdade no YouTube: "Passei toda vida sendo editada"

Gretchen dá dicas de beleza em seu canal do Youtube - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Gretchen dá dicas de beleza em seu canal do Youtube
Imagem: Arquivo Pessoal

Marcela Ribeiro

Do UOL, no Rio

01/12/2016 08h22

Rainha do rebolado, musa dos anos 80... Muita gente já conhece a Gretchen, que ficou famosa ao requebrar o bumbum ao sucesso de "Conga Conga conga" ou "Freak Le Boom Boom". Agora, aos 57 anos, ela quer mostrar o lado mãe, esposa e mulher de Maria Odete Brito de Miranda, seu nome de batismo, em seu canal do Youtube criado há pouco mais de um mês, que já conta com mais de 100 mil inscritos.

No espaço virtual, Gretchen fala com liberdade sobre diversos assuntos e não está preocupada em mostrar seu melhor ângulo ou em fazer uma edição impecável dos vídeos que são gravados, na maioria das vezes, de sua casa, em Paris, onde vive atualmente com o marido, o empresário português Carlos Marques, e as filhas Giulia e Valentina.

"Não lido nada bem com a tecnologia até por isso resolvi fazer dentro das minhas limitações, edição nem pensar. Passei toda uma vida sendo editada e tendo que ser politicamente correta por causa de uma imagem. No meu canal, tenho meu produtor no Rio de Janeiro, Duddu Rodrigues, que é o mesmo que cuida do canal da Antonia Fontenelle. E o Gabriel, meu filho, que cuida das edições quando quero que faça alguma", contou ao UOL.

O lado dançarina de Gretchen é algo que ela não pretende mostrar no Youtube e, após insistentes pedidos,  já avisou que quem faz o canal não é a artista. Ela conta que não está mais na carreira de cantora, mas que eventualmente faz alguns shows.

"Estou conseguindo fazer o que eu sempre quis, mostrar quem eu sou de verdade. Esperei anos para poder contar minha história verdadeira, para mostrar que atrás da personagem sempre existiu uma mulher verdadeira, com sentimentos, emoções, força, fraqueza, enfim, uma mulher normal como todas que existem por esse mundo", explica ela, que virou uma espécie de amiga e conselheira, ao responder dúvidas e deixar mensagens de autoajuda aos internautas.

"Tenho sido conselheira, mãe amiga, irmã, namorada, tenho suprido todas as necessidades emocionais que os corações dos meus seguidores pedem. As histórias e depoimentos têm me emocionado a cada momento. Tenho salvado vidas, casamentos, reestruturado costumes, relacionamentos machucados entre pais e filhos, esposas e marido. Tenho acalentado solidões e curado depressões, isso não tem preço, não tem dinheiro que pague", comemora.



Além do momento papo cabeça em que Gretchen tira dúvidas dos internautas, dá conselhos e reflete sobre assuntos sérios como a violência contra a mulher, o canal tem espaço para dicas de beleza e diversão. Gretchen também ensina a fazer maquiagem, mostra seu dia no salão de beleza, sua rotina de exercícios e se diverte na cozinha mostrando receitas de feijão, estrogonofe e frango com purê de batatas. Apesar do sucesso, ela ainda não pensa no canal como uma fonte de renda.

"Não estou pensando no dinheiro ainda. Meu objetivo era fazer com que as pessoas conhecessem a minha verdade, contar minha verdade de vida e ser respeitada e compreendida. Esse presente eu já ganhei, tudo o que vier junto com isso é bem-vindo, claro", conta ela, que divide o tempo do canal com o cuidado das filhas, da casa e ao curso de francês, que tem feito enquanto aguarda ser encaminhada para alguma emprego.

"Aqui existe um órgão do governo que te direciona ao trabalho que você quer. Não estou tendo muito trabalho com o canal porque não faço nada artificial. Não existe produção e os temas são escolhidos pelos próprios seguidores. Faço em casa, com meu celular e meu iPad, é tudo muito fácil e natural", completa.