Rock Story

Se Luan Santana gravasse Capital Inicial? Assim nasceu hit de "Rock Story"

João Cotta/TV Globo
Léo Régis (Rafael Vitti) canta a música "Sonha Comigo" em gravação da novela "Rock Story" Imagem: João Cotta/TV Globo

Giselle de Almeida

Do UOL, no Rio

Uma letra romântica que pudesse ter sido escrita por um roqueiro de uma banda como Capital Inicial, no auge do sucesso, e que tivesse o apelo de uma canção popular de Luan Santana. Foi a partir dessa premissa que nasceu "Sonha Comigo", grande hit da carreira de Léo Régis (Rafael Vitti), para desgosto do autor e seu maior rival, Gui Santiago (Valdimir Brichta), em "Rock Story".

Com a missão em mãos, dada pelo diretor de núcleo Dennis Carvalho, o gerente musical da Globo, Marcel Klemm, acionou gravadoras e, durante uma audição escolhida entre mais de 20 candidatas, a decisão foi unânime: a aposta seria a composição de Rique Azevedo e Samille Joker, integrantes do duo Little Nation (que ainda emplacaram "Unknown" na trilha de "Sol Nascente"). "Sonha Comigo" virou superprodução, com direito a clipe com Sophia Abrahão e lançamento, ao vivo, no 'Domingão do Faustão".

Reprodução/Instagram/littlenationmusic
Samille Joker e Rique Azevedo, que formam o duo Little Nation, são os autores de "Sonha Comigo" Imagem: Reprodução/Instagram/littlenationmusic

"Cuidei do arranjo, bem pomposo, aos moldes do perfil do Léo Régis, com backing vocal, teclado, guitarras. Tem um pouco da sonoridade de Luan Santana, de Lucas Lucco. Deu bastante certo", afirma o produtor musical da novela, Rogério Vaz, que só soube que o amigo Rique estava na disputa na hora da audição.

"Ele é um amigo das antigas, que não via há muito tempo. Nós nos conhecemos da cena de rock de Belo Horizonte. Depois disso, a gente se encontrou várias vezes depois e compôs outras músicas para a novela", conta.

Rogério, Rique e Samille já criaram outra canção para Léo Régis, que o astro pop vai compor para Diana (Alinne Moraes), e também "É Nossa Hora", do repertório de Gui, com uma pegada mais rock. "Fizemos pesquisa em cima do que a gente tocava na nossa época, Nirvana, Pearl Jam, O Rappa. Foi até fácil pegar a vibe", lembra ele, que teve banda de rock aos 15.

O preparador musical Rodrigo Canellas, que é professor de guitarra de Vladimir Brichta e dos atores que formam a boyband Quatro Ponto Quatro, também emplacou música na novela. "O Vlad me ligou e disse: 'Você tem que ver a música do Rodrigo, é muito no clima do Gui!'. Ele me mandou a gravação de 'Tanto Tempo Faz', feita nos anos 90. Realmente era muito parecido. A gente só regravou e usou em algumas cenas", conta o produtor.

Reprodução/Instagram/_rogeriovaz
Rogério Vaz, produtor musical de "Rock Story" Imagem: Reprodução/Instagram/_rogeriovaz

Rogério conta que já foi o responsável por algumas temporadas bastante musicais de "Malhação" - inclusive a "Sonhos", em que Pedro, personagem de Vitti, tinha uma banda. A responsabilidade, no entanto, é maior agora, já que a música é o principal foco da novela de Maria Helena Nascimento. E porque Dennis Carvalho é muito exigente, ele diz.

"Tem a seleção musical e depois tem a do arranjo. Ele escuta e eu gravo com as alterações. Entre a composição e a gravação leva uma semana, no máximo. Nesse meio tempo, os atores vão preparando a parte deles de voz. ensaiando, tendo aula de voz, de guitarra", diz.

Produtor de bandas como a B5, a Hevo84 e a Hori, liderada por Fiuk, Rogério conta que se reconhece em algumas situações retratadas na novela. "Eu vivi muito isso, os primeiros ensaios, do pai e da mãe falarem: 'Vai estudar', essa coisa de pedir amplificador emprestado. Como Gui, já passei por essa de tocar lugares inusitado", lembra.

Segundo Rogério, é possível elencar alguns elementos para um hit de novela pegar. "Um gancho, que pode ser um refrão forte, chiclete, ou um coro que todo mundo pode cantar junto, uma letra intrigante, uma batida supercontagiante. O grande desafio é tentar juntar tudo. Não é receita de bolo", diz.  

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Resumo dos capítulos

Gui conta a Lorena que conseguiu falar com Beatriz

Glenda revela que Amanda é mesmo filha de Nelson. Lorena consegue o apoio de Romildo contra Alex. Jaílson impede que dois ladrões assaltem Zac e Yasmin. Lázaro tem a ideia de simular um namoro entre Nina e Léo. Luana comemora ao saber que Nicolau irá levá-la na turnê. Paçoca sente ciúmes ao ver o desempenho de Jaílson tocando baixo com Nicolau. Haroldo readmite Elias. Gui conta a Lorena que conseguiu falar com Beatriz, uma testemunha importante que pode ajudar Júlia. Gordo demonstra preocupação com a viagem que Diana fará com Gui. Nanda afirma a Eva que ganhou presentes de Gordo. Haroldo pede a Marisa para não contar a Gilda o que aconteceu entre eles. Daniel avisa a Gui que Beatriz dará o depoimento. Gui fica surpreso ao ver Diana em seu quarto de hotel.

TV e Famosos
TV e Famosos
Blog do Nilson Xavier
TV e Famosos
Blog do Nilson Xavier
Maurício Stycer
UOL Entretenimento
TV e Famosos
Maurício Stycer
TV e Famosos
TV e Famosos
UOL TV e Famosos - Blogs - Nilson Xavier
Maurício Stycer
do UOL
UOL TV e Famosos - Blogs - Nilson Xavier
TV CARAS
Maurício Stycer
UOL Entretenimento
TV e Famosos
TV e Famosos
TV e Famosos
TV e Famosos
Maurício Stycer
Colunas - Flavio Ricco
TV e Famosos
TV e Famosos
TV e Famosos
UOL TV e Famosos - Blogs - Nilson Xavier
TV e Famosos
TV e Famosos
Mauricio Stycer
Colunas - Flavio Ricco
Colunas - Flavio Ricco
Topo