Topo

"Walking Dead" encerra o ano com duas mortes e reunião comovente

Grupo de Rick se reúne e jura vingança em cena da sétima temporada de "Walking Dead" - Reprodução/AMC
Grupo de Rick se reúne e jura vingança em cena da sétima temporada de "Walking Dead" Imagem: Reprodução/AMC

Do UOL, em São Paulo

12/12/2016 02h06

 ALERTA DE SPOILER: SE VOCÊ NÃO QUER SABER O QUE ACONTECEU NO OITAVO EPISÓDIO DA SÉTIMA TEMPORADA, NÃO PROSSIGA!

“The Walking Dead” encerrou a primeira metade de sua sétima temporada na madrugada desta segunda-feira (12) dando adeus a mais dois personagens regulares: Olivia (Ann Mahoney) e Spencer. (Austin Nichols). Ela foi morta por uma atiradora dos Salvadores, enquanto ele levou uma facada de Negan (Jeffrey Dean Morgan).

Pouco chocantes se comparadas aos assassinatos de Glenn (Steven Yeun) e Abraham (Michael Cudltz) na abertura da temporada, as mortes não foram o ponto alto do episódio, mas cumpriram seu papel de movimentar a narrativa.

Foi graças ao novo golpe de crueldade de Negan que Rick (Andrew Lincoln), Michonne (Danai Gurira), Carl (Chandler Riggs) e companhia finalmente criaram a coragem necessária para se unirem contra o vilão.

Em “Corações Ainda Batendo”, nome que dá título ao episódio, vimos a emocionante reunião do grupo na cena final (com direito a abraço coletivo e trilha sonora sentimental). Só pela troca de olhares dos personagens soubemos que a partir de fevereiro (quando a Fox retorna com a sétima temporada), a vida do líder dos Salvadores será um pouco mais complicada.

Negan - Reprodução/Fox - Reprodução/Fox
Negan se diverte após matar Spencer em cena da sétima temporada de "The Walking Dead"
Imagem: Reprodução/Fox
A começar por Lucille, o taco de beisebol de Negan, que levou um tiro disparado por Rosita (Christian Serratos). Chateado ao ter sua arma de estimação danificada, o vilão pode até ter levado uma pancada emocional, afinal ele quase foi morto novamente, mas se saiu por cima, como de costume. Por causa do erro de Rosita, ele pode torturá-la e acabou descobrindo que Eugene é capaz de fabricar munição, prontamente levando o cientista como refém.

"Você não tem estômago para isso"

Pouco antes de ter sua companheira (Lucille) ferida, Negan "presenteou" os moradores de Alexandria - e os espectadores de "Walking Dead" - com uma aula de sarcasmo. O vilão emboscou Spencer em um jogo de sinuca, para então questioná-lo se ele não gostaria de matar Rick e assumir o poder.

"Você não faria isso porque você não tem estômago", provocou, antes de enfiar uma faca na barriga do adversário e expor suas vísceras. "Que vergonhoso, você tem estômago, sim. Nunca estive tão errado na minha vida", divertiu-se.

Também foi interessante ver Negan defender a honra de Rick, dizendo que por mais que saiba que os dois jamais serão amigos, ele o respeita por estar cumprindo o acordo de fornecer suprimentos para o Santuário. "Rick engoliu o ódio dele e está sendo produtivo. Tem que ter muita coragem para fazer isso", elogiou.

"Questão de pegar tudo"

A felicidade de Negan não durará muito já que enquanto ele fazia sua sangrenta visita à Alexandria, Daryl (Norman Reedus) aproveitava para escapar do Santuário, com a ajuda de Jesus (Tom Payne). Não sem antes matar um dos capangas favoritos do vilão. "Aqui, não é questão de sobreviver, é questão de pegar tudo", resumiu, levando de presente uma arma para Rick.

O episódio serviu ainda para juntar as narrativas fragmentadas, mostradas em episódios separados ao longo da sétima temporada. Além da reunião do grupo de Rick, que teve a presença de Maggie (Lauren Cohen), Sasha (Sonequa Martin-Green) e Enid (Katelyn Nacon), em Hilltopp, o episódio mostrou que Carol (Melissa MCBride) e Morgan (Lennie James) não devem demorar para se juntar ao bando.

Conscientizados por Richard, membro do grupo de Ezekiel (Khary Payton),no Reino, os personagens resistiram, mas não há dúvidas de que farão parte de uma aliança maior. Será o começo do fim de Negan? Tudo indica que sim.