Topo

Sem contrato com a Globo, Maitê Proença relembra carreira no "Vídeo Show"

Maitê Proença faz participação no "Vídeo Show", ao lado de Joaquim Lopes e Otaviano Costa - Reprodução/TV Globo
Maitê Proença faz participação no "Vídeo Show", ao lado de Joaquim Lopes e Otaviano Costa Imagem: Reprodução/TV Globo

Do UOL, em São Paulo

13/12/2016 16h10

Sem contrato fixo com a Globo desde novembro, Maitê Proença participou do “Vídeo Show” nesta terça-feira (13) e aproveitou para relembrar sua carreira, inclusive sua estreia na emissora (em “As Três Marias”), anunciada pelo “Jornal Hoje” em 1980.

A atriz contou que não se lembrava da entrevista ao jornalístico. “Não lembro nada”, disse aos apresentadores Otaviano Costa e Joaquim Lopes. “Eu ia entrar numa novela, mas tive um acidente de carro. Fiquei um ano imobilizada, cadeira de rodas, depois de muletas. Só pude vir um não depois. Não lembro quando foi isso. Acho que foi antes do acidente essa participação”.

Maitê ainda se emocionou ao relembrar um ocorrido durante a época em que contracenou com Lima Duarte em “O Salvador da Pátria”.

“Eu voltei da morte [enterro] do meu pai, foi uma morte trágica, e o Lima era a única pessoa que sabia o que estava acontecendo. Quando voltei e fomos gravar, ele ficou tão emocionado, que não conseguia lembrar o texto. E só ele falava, eu tinha uma intervenção que precisava fazer senão a cena não seguia. E ele ficou fazendo ‘an’, ‘an’, eram só grunhidos. Foi ao ar desse jeito, e deu pra entender tudo o que ele queria”. 

Ao fim do programa, Maitê disse que foi “extraordinário” participar do programa, e Otaviano brincou: “Ela sabe vender o peixe”, disse, referindo-se ao fato de o programa apresentado pela atriz no SportTV chamar-se “Extraordinários”.

A última novela de Maitê na Globo foi “Liberdade, Liberdade”, na qual ela interpretou Dionísia. Nos últimos anos, a emissora tem feito uma reformulação em que a tendência é manter contrato por obra certa com os artistas e reduzir os atores fixos do seu banco de elenco. A ideia é manter em seus casting nomes considerados de peso na emissora como Fernanda Montenegro, Gloria Pires, Tony Ramos, Susana Vieira e Antonio Fagundes.