Topo

"A Lei do Amor" bate recorde negativo de audiência na véspera do Natal

Claudia Abreu interpreta Helô na novela "A Lei do Amor", da TV Globo - Reprodução/TV Globo
Claudia Abreu interpreta Helô na novela "A Lei do Amor", da TV Globo Imagem: Reprodução/TV Globo

Do UOL, no Rio

26/12/2016 15h25

"A Lei do Amor" bateu recorde negativo de audiência no último sábado (24), véspera de Natal. De acordo com dados do Ibope, divulgados nesta segunda-feira (26), a novela marcou 15,3 pontos em São Paulo, metade da audiência em sua estreia, que foi de 30,6.

Na véspera do Natal de 2015, quando caiu numa quinta-feira, "A Regra do Jogo" marcou 19 pontos, que também havia sido recorde negativo.

Em 2014, "Império" marcou 23,5 pontos na mesma data, que caiu numa quarta-feira. Já "Amor à Vida" registrou 24 pontos em 2013.

O capítulo de sábado de "A Lei do Amor" teve cenas de Letícia (Isabella Santoni) cuidando de Tiago (Humberto Carrão) em Ilhabela e de Vitória (Camila Morgado) descobrindo mais pistas sobre os segredos do vilão Ciro (Thiago Lacerda). Helô (Claudia Abreu) foi a um especialista para descobrir suas chances de engravidar.

Novelas das nove em crise

Depois do sucesso de "Império", de Aguinaldo Silva, exibida entre 2014 e 2015, as novelas das 21h da Globo enfrentam rejeição do público e baixos índices de audiência – antes de "A Lei do Amor", "A Regra do Jogo" e "Velho Chico" passaram por problemas semelhantes.

Na expectativa de elevar o Ibope, a Globo tentou algumas mudanças na trama de Maria Adelaide Amaral e Vicent Villari, mas os esforços não têm refletido em audiência, como observou o crítico de TV Mauricio Stycer.

Segundo informações levantadas pelo blog, com exceção de uma única semana (a do acidente com o avião da Chapecoense) em que a novela deu um salto, “A Lei do Amor” segue com números bem abaixo de “Velho Chico”.

Ao final das primeiras 11 semanas, ou do capítulo 66, exibido no dia 17, a principal novela da Globo acumulava uma média de 25,79 pontos em São Paulo, quase 10% a menos do que a trama de Benedito Ruy Barbosa registrava no mesmo momento.
 
“A Lei do Amor” ainda se mantém, na média, à frente de “A Regra do Jogo” e “Babilônia”.