Topo

Série "Shadowhunters" volta com mais drama e perigo na segunda temporada

Clary e Jace em "Sahdowhunters" - John Medland/Netflix - John Medland/Netflix
Clary e Jace agora têm de aprender a viver como irmãos em "Shadowhunters"
Imagem: John Medland/Netflix

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

03/01/2017 07h30

Sucesso entre jovens e adolescentes, “Shadowhunters” retorna nesta terça-feira (3) com uma segunda temporada que, além das criaturas sobrenaturais, promete mostrar um lado mais dramático e emocional de seus protagonistas.

“Podemos esperar mais perigo e mais riscos, física e emocionalmente”, conta o ator Dominic Sherwood, o Jace, ao UOL. “Nós vamos mergulhar mais nesses personagens e nos relacionamentos deles entre si”.  

Clairy, que na primeira temporada descobriu ser uma Caçadora de Sombras e ter o dever de proteger os humanos de demônios que rondam o mundo, agora tem de lidar com o retorno de sua mãe, Jocelyn, e com o fato de que Jace é, na verdade, seu irmão.

“É tudo diferente, Clary não é mais aquela menininha”, diz Katheirne MacNamara. “Todos esses personagens cresceram, e Clary, particularmente, cresceu muito. Agora que a mãe dela volta, a mãe dela ainda a vê como aquela menininha da primeira temporada. Fazer a mãe vê-la como uma caçadora de sombras e uma adulta é um grande desafio para ela.”

Com Jace, o desafio da ruiva será esquecer o que eles viveram. “Eles estão fazendo o possível para seguir em frente, esquecer o que aconteceu, ou o que poderia ter acontecido, e seguir em frente como irmãos”.

A vida também não será fácil para os irmãos Alec e Isabelle. “Alec começa com vários problemas de amor, amigos e família, que ele tem de enfrentar”, conta Matthew Daddario. “Isso vai tomar um tempo dele, porque ele tem muita coisa para lidar. Então nós vamos ver ele se jogar em alguns relacionamentos, e outros vão ficar em segundo plano, o que é algo que as pessoas precisam fazer às vezes pra seguir com a vida delas. Pobre Alec”, brincou.

Já Isabelle, que exibiu uma atitude empoderada na primeira temporada, mostrará outro lado. “Nós a vimos sendo confiante, forte e poderosa, e agora nós vamos vê-la sendo o completo oposto. Nós a vemos sendo vulnerável, se sentindo incompleta”, diz a atriz Emeraude Toubia.  

Isso não significa, porém, que a personagem tenha que ser menos inspiradora para as fãs do que sua versão “girl power”. “A relação dela com Clairy e Alec não é o que você espera, então vai ser legal ver o novo caminho dela e torcer que ela possa sair disso, de uma forma boa, e ser inspiradora para as meninas que estão enfrentando problemas. Mesmo que você esteja arrasada, você pode sair dessa”, completa a atriz.

Inspiração

Mas Isabelle não é a única personagem que pode ser inspiradora. Para os atores da série, todos os protagonistas podem servir de exemplo para os adolescentes.

Dominic destaca a lealdade de seu personagem. “Ele retrata o fazer qualquer coisa, a qualquer custo, para proteger aqueles que voê ama. Acho que a série também retrata uma imagem muito forte de diversidade e unidade entre diferentes culturas e diferentes pessoas”.

Já Alberto Rosende, o Simon, acredita que a principal mensagem da série é a importância de persistir. “Cada um está enfrentando seus próprios problemas, seus próprios demônios. E não é sobre falhar, porque isso vai acontecer, é sobre superar essa falha e continuar a lutar. Saber que nem tudo é final, sempre tem um outro dia, sempre há uma outra chance de virar as coisas e continuar buscando seus objetivos”.

A resiliência também é a principal mensagem que Katherine vê em Clary. “Não importa quem você é ou quais demônios você enfrenta, sempre há esperança. Isso é uma coisa que eu amo na Clary, ela tem essa esperança imortal, essa resiliência que acho que precisamos mais nesse mundo”.