Topo

Repórter da RBS presta queixa após ser alvo de racismo

Do UOL, em São Paulo

06/01/2017 13h58

Manoel Soares, repórter da emissora RBS (afiliada da Globo no Rio Grande do Sul), prestou queixa após ser alvo de um comentário racista em seu perfil do Facebook na última terça-feira (3).

Após Manoel postar uma foto de seu novo corte de cabelo na rede social, um internauta escreveu “Bombril hein”. Depois, o jornalista fez uma outra publicação, expondo o comentário racista. “O que diriam a uma pessoa que após ver uma foto de cabelo afro diz isso?”, perguntou, recebendo apoio de seus seguidores.

Na edição de quarta-feira do “Jornal do Almoço”, Manoel contou que denunciou o internauta por racismo. “Quando ele fez este comentário racista, ele não só me ofendeu. Ele ofendeu a toda pessoa negra que tem orgulho de seu cabelo, tem orgulho de sua pele, tem orgulho de ser como é. Por isso, eu fiz exatamente o que nós sempre recomendamos aqui no ‘Jornal do Almoço’: eu fui até a delegacia e prestei uma queixa, porque eu não vou tolerar, e você que está aí em casa também não pode tolerar, independente de ser negro ou branco”.

“Prestei queixa, colocamos ele no artigo de racismo, e agora vamos esperar que a polícia tome os seus procedimentos, porque o que a gente quer é um mundo com mais generosidade, com mais amor. A gente não quer esse tipo de situação, e não podemos aceitar. Racismo não, e ponto”, completou.

Em 2015 e 2016, vários famosos e jornalistas foram alvo de racismo nas redes sociais, incluindo Maria Júlia Coutinho, Taís Araújo e Cris Vianna. No fim de dezembro, a polícia identificou a menor de idade que ofendeu Titi, filha de Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank.