Topo

Ator Leonardo Vieira presta queixa após sofrer ataques homofóbicos na web

Leonardo Vieira quer a identificação de imediato dos autores das ofensas direcionadas ao ator nos últimos dias - Roberto Filho / Brazil News.
Leonardo Vieira quer a identificação de imediato dos autores das ofensas direcionadas ao ator nos últimos dias Imagem: Roberto Filho / Brazil News.

Do UOL, no Rio

09/01/2017 17h49

O ator Leonardo Vieira esteve a Delegacia de Repressão a Crimes virtuais, no Rio de Janeiro, na tarde desta segunda-feira (9) para denunciar os ataques virtuais que sofreu após ser clicado aos beijos com outro rapaz em uma boate no dia 28 de dezembro.

“Vim prestar queixa contra os ataques homofóbicos que eu estou recebendo nos últimos dias. Estou fazendo isso porque a Polícia tem instrumentos legais para identificar essas pessoas e agora o que eu quero é poder identificar os autores dessas ofensas. Depois, eu penso se presto ou não uma queixa criminal contra todos”, explicou Leonardo Vieira na saída da delegacia.

O ator ainda afirmou que decidiu ir à delegacia para ser a voz de uma minoria que não é ouvida. "Eu estou dando voz a essas pessoas que provavelmente não são ouvidas. Um menino do morro, uma pessoa que é morta com uma lâmpada na cabeça na [Avenida] Paulista, um rapaz brutalmente atacado em uma boate. Todos que sofrem com a homofobia", defendeu. Sobre o beijo, o ator fez questão de minimizar o flagra. “Não fiz nada de mais. Um beijo é um ato de amor. O que me incomoda é a exposição generalizada”.

"Nunca fui um enrustido"
Mais cedo, Leonardo Vieira divulgou através de sua assessoria de imprensa uma carta aberta sobre a polêmica. No texto, o ator afirma nunca ter escondido sua sexualidade. "Nunca escondi minha sexualidade, quem me conhece sabe disso. Não estou 'saindo do armário', porque nunca estive dentro de um. Também nunca fui um enrustido", escreveu ele, afirmando que seus pais e amigos sempre souberam de sua orientação sexual.

O ator contou sobre o beijo. "No dia 28 de dezembro, comemorei meu aniversário e, para celebrar, fui a uma festa privada de um conhecido. Lá reencontrei um amigo que já não mora mais no Brasil  e acabamos nos beijando. Um fotógrafo não perdeu a oportunidade e disparou uma rajada de cliques registrando a situação. O que era para ser um momento meu, acabou se tornando público. No dia seguinte, a foto do beijo entre dois homens estava estampada na capa de um grande site de celebridades e replicada em diversos outros espaços."

Leonardo também levantou que nunca deixou de fazer nada na vida por causa da sua carreira. "Sempre fui a lugares gays, namorei caras incríveis, tenho vários amigos e amigas gays e também frequento lugares héteros, tenho amigos héteros, vou ao supermercado, à feira… Sempre tive uma vida normal como todo ser humano merece ter. Nunca me senti especial por ser ator e sempre fiz questão de transitar livremente, mesmo que muitas vezes tivesse que parar um minuto da minha existência para tirar uma foto ou dar um autógrafo. Agora, pessoas do público as quais dediquei meu tempo, atenção e carinho, me atacam nas redes sociais de maneira vil e violenta, porque “descobriram” que eu sou gay" e ainda completou: "Revelar-se homossexual não é fácil pra ninguém e acredito que seja ainda mais difícil para uma pessoa pública. Sempre achei “assumir” um termo pesado demais. Assume-se um crime, um delito, um erro e uma falta grave. Será que estou errado em ser quem sou?".

Ele termina a carta dizendo que o documento é um "manifesto contra a homofobia". "Descobri estupefato que homofobia não leva ninguém à cadeia. Este crime, que pode ser devastador na vida das pessoas, não tem defesa à altura. Algumas cometem suicídio e outras matam por simples preconceito, que, aliado à violência verbal, psicológica ou física, é uma das mazelas de nossa sociedade.

Leonardo Vieira tem 48 anos e completou 26 anos de carreira. Seu primeiro trabalho na televisão foi na novela "Ana Raio e Zé Trovão", na TV Manchete em 1990. O ator passou pela Globo, onde trabalhou em "Renascer", "Quatro por Quatro" e "Senhora do Destino" e desde 2005 faz parte do elenco da Record. Sua última novela foi em "Os Dez Mandamentos - 2ª Temporada".