Topo

Globo de Ouro

De bruxa a rainha: conheça Claire Foy, vencedora do Globo de Ouro

Divulgação
Claire Foy interpreta a Rainha Elizabeth 2ª na série "The Crown", da Netflix Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

09/01/2017 16h03

A britânica Claire Foy não caiu de paraquedas ao ser escolhida a melhor atriz pela série "The Crown" no Globo de Ouro que aconteceu no domingo (8) em Los Angeles, Estados Unidos.

Escolhida para dar vida a Elizabeth 2ª, que na primeira temporada da série da Netflix se vê diante do conflito entre a coroa e seus dramas pessoais, ela tem uma carreira extensa especialmente na televisão.

Divulgação
Claire Foy no filme "Caças às Bruxas", de 2011 Imagem: Divulgação
Claire Elizabeth Foy (sim, ela tem nome de rainha), tornou-se famosa na pele da protagonista Amy Dorrit na série "Little Dorrit" (2008), baseada na obra de Charles Dickens. Depois de 14 episódios, ela atuou em "Upstairs Downstairs", "The Promise" e em filmes para TV como "Going Postal" e "The Night Watch".

A atriz de 32 anos fez a estreia no cinema há somente seis anos em "Caça às Bruxas", em que contracenou com Nicolas Cage. No longa de terror de Dominic Sena, que se passa no século 14, ela interpretou Anna, uma garota acusada de praticar bruxaria em meio à disseminação da peste negra pela Europa.

Depois, atuou em "The Night Watch", "Wreckers" e "Hacks". Antes ser coroada como a mais longeva rainha britânica na série da Netflix, Claire interpretou ninguém menos do que a polêmica Ana Bolena, amante do rei Henrique 8º, na minissérie "Wolf Hall", de seis episódios, que foi ao ar em 2015 pela BBC.

Fã de Leo DiCaprio e sem pretensão de ser atriz
Os primeiros passos como atriz, a bem da verdade, surpreenderem até mesmo a intérprete da monarca. Claire, que já disse em entrevista ter sido obcecada por Leonardo DiCaprio na adolescência, nunca imaginou que ganharia a vida como atriz. 

"Trabalhei em supermercados, coloquei etiquetas em bonés de baseball e ajudei na segurança de Wimbledon, mas nunca pensei que seria boa em atuar e que ganharia a vida com isso", disse ao jornal britânico "The Independent".

A atriz também guarda algumas semelhanças curiosas com Elizabeth 2ª, que era avessa a eventos sociais e a todas as incumbências como chefe da Igreja da Inglaterra. Assim como a monarca, também preza por uma vida mais sossegada (ela odeia posar para fotos, por exemplo).
 
Claire deu à luz seu primeiro filho seis meses antes das filmagens de "The Crown". Ela admitiu que depois da série sua impressão sobre Elizabeth mudou: "Eu pensava que ela era só a rainha e ele o Príncipe Philip. Não tinha pensado neles como mãe, pai ou filha. Tem sido muito interessante compreendê-los como seres humanos", disse.  

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!