Topo

Apresentadora da Record nega ataque a índios: "Quis valorizar o produtor"

Do UOL, em São Paulo

12/01/2017 12h58

A jornalista Fabélia Oliveira, da Rede Goiás (afiliada da Record TV), negou que tenha atacado os índios durante a exibição do programa "Sucesso do Campo", que foi ao ar no domingo (8). Procurada pelo UOL, a apresentadora se defendeu:

"Em nenhum momento eu ataquei qualquer setor, eu apresentei a necessidade de valorizar o produtor que trabalha na terra e tira dela o alimento para a população brasileira", escreveu ela, que se recusou a comentar as declarações, por mensagem.

Fabélia fez o comentário polêmico ao emitir opinião sobre o samba-enredo da escola carioca Imperatriz  Leopoldinense, que neste ano abordará o tema "Xingu, O Clamor que Vem da Floresta" com críticas ao agronegócio e à usina de Belo Monte.

"Que conhecimento o malandro carioca tem para falar do homem do campo, do índio, da floresta para dizer que está certo ou errado e que alguém pede socorro. Eles falam que a floresta está pedindo socorro, mas não abrem mão da tecnologia. Mas o Xingu está pedindo socorro, por quê? Eles (os índios) querem preservar a cultura e estão corretos, sou a favor disso se o índio for original, agora deixar a deixar a mata reservada para comer de geladeira não é cultura indígena, não. Eu sinto muito. Se ele quer preservar a cultura ele não pode ter acesso à tecnologia que nós temos. Ele não pode comer de geladeira, tomar banho de chuveiro e tomar remédios químicos. Porque há um controle populacional natural. Ele vai ter que morrer de malária, de tétano, do parto. É a natureza. Vai tratar da medicina do pajé, do cacique, que eles tinham. Aí justifica", afirmou ela na TV. 

Fabélia ainda disse que os índios perderam a sua cultura e que o heroísmo fica por conta do agricultor do campo. 

À reportagem, a Rede Goiás informou que se trata de um programa terceirizado e, portanto, não irá se posicionar oficialmente: "A emissora não vai se posicionar a respeito porque se trata de uma opinião de cunho particular da apresentadora, que apresenta um programa terceirizado na nossa grade. Todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos idealizadores do programa".