Topo

Repórter relata xenofobia contra filho nos EUA: "Prenúncio da Era Trump"

Repórter da Globo diz que filho foi vítima de xenofobia nos EUA: "Prenúncio da Era Trump" - Reprodução/Globo News
Repórter da Globo diz que filho foi vítima de xenofobia nos EUA: "Prenúncio da Era Trump" Imagem: Reprodução/Globo News

Do UOL, em São Paulo

14/01/2017 18h37

Sandra Coutinho, correspondente da Globo e da Globo News em Nova York, disse na noite desta sexta-feira (13) que o filho foi vítima de ataque xenofóbico nos Estados Unidos, e classificou o episódio como o "prenúncio da 'Era Trump'", referindo-se ao discurso mantido pelo presidente eleito, Donald Trump, contra os imigrantes no país.

Segundo relato da jornalista, o filho estava ouvindo música brasileira na rua, quando um homem teria se aproximado, arrancado o fone de ouvido, o empurrado, o chamado de "bicha" e exigido que ele retornasse ao país dele.

"Eu tenho de contar uma história pessoal, apesar de meu filho não querer que eu conte de jeito nenhum, que é a seguinte: anteontem, meu filho estava andando, ouvindo música brasileira no fone de ouvido --está com mania de Seu Jorge, como eu-- e uma pessoa parou ao lado dele e o olhou, incomodada. O sujeito simplesmente puxou o fone de ouvido dele, o empurrou e falou assim: 'volta pro seu país, sua bicha', um termo grosseiro para quem é gay", contou a correspondente, durante participação ao vivo no programa "Globo News em Pauta", da Globo News.

Em seu perfil, no Twitter, Sandra também expressou a sua revolta e disse que tudo isso "é o prenúncio da 'Era Trump'".

"É uma coisa muito grave, mas na 'Era [George W.] Bush' também existia isso. É verdade que a gente não pode atribuir a uma pessoa, mas é aquilo que a Meryl Streep disse: 'se o chefe de tudo acha que está tudo bem você perseguir as pessoas, dizer coisas horrorosas sobre elas', você está dando sinal verde para que outras pessoas façam as mesmas coisas", desabafou, ainda na TV. "Está complicado e as coisas vão piorar", alertou.

Nesta sexta, o programa do qual Sandra Coutinho participava debatia o tema: "Discurso controverso do presidente eleito [Donald Trump] influencia no comportamento do americano comum?"