Topo

Fátima Bernardes critica prefeito Doria por apagar grafites em São Paulo

Fátima Bernardes critica Doria por apagar grafites em São Paulo - Reprodução/TV Globo
Fátima Bernardes critica Doria por apagar grafites em São Paulo Imagem: Reprodução/TV Globo

Do UOL, em São Paulo

25/01/2017 12h59

Fátima Bernardes criticou o prefeito João Doria Jr. (PSDB) por apagar grafites na cidade de São Paulo, durante discussão sobre o assunto, em seu programa, na Globo, na manhã desta quarta-feira (25). Na avaliação da apresentadora, o grafite pode ser o único contato que algumas pessoas têm com a cultura.

"Ter a arte de rua é a cara de São Paulo. As pessoas estão se apropriando de um espaço para manifestar a arte delas, é um galeria a céu aberto, porque permite ao artista que faça, e a quem passa por ali, que veja. Às vezes, [o grafite] é o único contato que algumas pessoas têm com a cultura. [O prefeito] não precisava ter tanta pressa assim. Era uma obra que estava lá. Tirou o verde e botou o cinza, e não é assim. Ali tinha o trabalho de muita gente e um apego de afetividade que a gente vai pegando", criticou Fátima, classificando ainda São Paulo como "a cidade da arte na rua".

Convidado do programa, Henri Castelli concordou com as críticas feitas pela apresentadora, e completou. "Eu acho [a ideia de apagar os grafites] um pouco chocante. Não pode fazer isso sem critério, e eu não vi critério nenhum até agora. Ele não chamou as pessoas para conversarem. É o que você [Fátima] disse: não precisava ter tanta pressa para fazer isso, pressa teria que ter para arranjar emprego [para a população], para a saúde, a segurança, moradias, isso é que precisa ter pressa", afirmou o ator, que está atualmente na novela "Sol Nascente" e é morador de São Paulo.

O prefeito João Doria mandou apagar quase todos os grafites em áreas específicas da capital paulista, ação que faz parte da terceira etapa do "São Paulo Cidade Linda", programa de zeladoria da gestão.

Doria promete criar o "grafitódromo", espaço que quer reservar para painéis e murais na cidade, mas não informou em que região vai ser instalado. A área, diz ele, teria lojas de itens licenciados para viabilizar o negócio e seria inspirada em "um bairro de Miami Beach", provavelmente referindo-se ao Wynwood Arts District.