Topo

Google anuncia lançamento de TV via streaming nos Estados Unidos

O Google anunciou nesta terça-feira (28)_o lançamento de TV via streaming, o YouTube TV - Julie Jacobson/AP
O Google anunciou nesta terça-feira (28)_o lançamento de TV via streaming, o YouTube TV
Imagem: Julie Jacobson/AP

Do UOL, em São Paulo*

28/02/2017 19h22

O Google anunciou nesta terça-feira (28) o lançamento de sua TV via streaming, o YouTube TV, que deve bater de frente com tradicionais operadoras de TV por Assinatura, como a DirecTV, e também plataformas semelhantes, como o Hulu, Apple TV e Netflix. O anúncio aconteceu em um evento promovido pela empresa, em Los Angeles, na Califórnia.

De acordo com informações do jornal Washington Post, o serviço irá disponibilizar o sinal de canais abertos e de assinatura, tanto para quem quer acompanhar a programação ao vivo ou sob demanda, a um custo mensal de US$ 35.

A ideia é permitir o acesso com até seis perfis diferentes. O serviço também não precisará de contrato ou compromisso a longo prazo.

A princípio, o YouTube TV estará disponível apenas para os Estados Unidos, a partir do segundo semestre, e terá as quatro principais redes americanas, como ABC, CBS, FOX e NBC, além de canais esportivos, como ESPN, e de entretenimento, como Syfy e Disney Channel. O tradicional canal de notícias CNN não aparece na lista. Não há previsão para o lançamento em outros países.

O YouTube TV tem uma interface básica que permite que o usuário mude com facilidade da programação ao vivo para os conteúdos gravados ou baseados em recomendações.

A executiva-chefe do YouTube, Susan Wojcicki, disse que não há dúvida de que os "millenials", a geração nascida a partir dos anos 1980, é encantada com a televisão. No entanto, ela destacou que os jovens não querem apenas assistir aos conteúdos na sala de estar, mas sim "como queiram, onde queiram e quando queiram".

O YouTube TV, disse Wojcicki, surge como resultado das três fases vividas pela televisão: o sucesso da TV a cabo, o surgimento dos vídeos online e a popularização dos smartphones, equipamento que levou a televisão para o bolso das pessoas.

O diretor de produtos do YouTube, Neal Mohan, disse que o YouTube TV é uma oportunidade de reinventar como a televisão funciona.
Segundo uma pesquisa divulgada pelo jornal Wall Street Journal, usuários do YouTube chegam a ficar mais de 1 bilhão de horas por dia assistindo a vídeos que são publicados no site.

*Com informações da agência EFE, em Los Angeles