Topo

"Vila Sésamo" retorna à TV com mais humor e empoderamento feminino

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

06/03/2017 04h00

Clássico da televisão brasileira nos anos 1970, "Vila Sésamo" está de volta com mais humor, temas atuais e convidados famosos. E também um novo nome: apenas "Sésamo". A série infantil estreia nesta segunda-feira (6) na TV Cultura (13h) e na TV Brasil (13h30).

Sem Garibaldo, o mais querido entre os fãs nostálgicos e cortado por causa do cenário elevado, os 52 episódios de "Sésamo" se concentram em cinco personagens: Elmo, Bel, Abby, Grover e Come Come. Para os diretores, a nova versão do programa é mais divertida do que a produzida em 2007 pela Cultura, com apenas dois bonecos.

"Focamos mais na diversão, no entretenimento, sem esquecer o conteúdo educacional. Pudemos ter mais liberdade nos roteiros em função do humor, do humor físico, mais do que da outra vez, um pouco mais pedagógico", afirma Bete Rodrigues, diretora da Cultura há 27 anos e responsável por sucessos da emissora como "Mundo da Lua" e "Glub-Glub".

O humor também está presente na interação com os convidados. Participarão da nova versão de "Sésamo" Gregorio Duvivier, Maria Fernanda Cândido, Thiaguinho, Gaby Amarantos, Emicida, Palmirinha Onofre, Chico César, Bela Gil, Fernando Fernandes, Negra Li, MV Bill, Céu, Jair Oliveira, Tania Khalill e Ilan Brenman. A ideia é trazer fãs mais velhos, além das crianças e seus pais.

"Nosso público-alvo é de 2 a 6 anos, mas estamos tentando empurrar para 7, expandir um pouco o nosso público especificamente com essa temporada. Trouxemos roteiristas do mundo do humor para tentar pegar os irmãos mais velhos. Temos um público forte dos pais assistindo com os filhos", explica João Amorim, diretor-geral da Sesame Workshop no Brasil.

Personagem "brasileira" empoderada

Bel, personagem 'brasileira' de "Sésamo", ao lado da cantora Negra Li - Jair Magri/TV Cultura - Jair Magri/TV Cultura
Bel, personagem 'brasileira' de "Sésamo", ao lado da cantora Negra Li
Imagem: Jair Magri/TV Cultura

Entre os temas de "Sésamo", estão a sustentabilidade ambiental, a valorização das brincadeiras, a alfabetização digital e o empoderamento feminino. Quem será empoderada é a boneca Bel, criada para a versão de "Vila Sésamo" exibida há dez anos.

"Estamos trabalhando muito nessa série o empoderamento feminino. Claro que a gente tenta trabalhar com tudo, mas no roteiro específico de empoderamento feminino a Bel é a protagonista", conta Bete Rodrigues, que confessa se sentir "mãe" da personagem.

"Bel foi concebida para o Brasil. Eu me sinto um pouco mãe, porque fui fazer o workshop nos Estados Unidos e a criamos dentro do estúdio do Jim Henson [criador de 'Vila Sésamo']. Escolhemos a cor, o tipo de pelúcia, os olhos, tudo com o pitaco deles. Até tivemos a discussão: ‘Será que ela é muito brasileirinha?’ Ela tem um jeito meio malandrinha, mas é legal, porque isso que traz a diferenciação", comemora a diretora.