Malhação - Viva a Diferença

Nova "Malhação" troca casal por 5 amigas protagonistas e busca diversidade

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

09/03/2017 10h12

Uma nova “Malhação” estreia em maio bem repaginada: escrita por Cao Hamburguer, criador do “Castelo Rá Tim Bum”, a novela teen vai trocar o Rio por São Paulo e deixar de lado os dramas do casal (ou triângulo) protagonista para se focar em cinco amigas bem diferentes. A diversidade também estará à frente da história da nova temporada, não por acaso intitulada “Viva a Diferença”.

O ponto de partida para a trama é um acontecimento marcante: durante uma pane no metrô, Keyla (Gabriela Medvedovski) entra em trabalho de parto, e recebe a ajuda de Lica (Manoela Aliperti), Ellen (Heslaine Vieira), Tina (Ana Hikari) e Benê (Daphne Bozaski), que estavam no mesmo vagão.

Unidas pelo nascimento do pequeno Tonico, as jovens não podiam ser mais diferentes entre si: uma mãe adolescente, uma boa aluna (e hacker) da periferia, uma rica de estilo alternativo, uma artista rebelde e uma garota solitária que vive a experiência de ter amigas pela primeira vez.

“A nossa história tem como protagonismo um conceito”, afirmou o diretor-geral Paulo SIlvestrini em conversa com jornalistas durante uma das gravações da trama, acompanhada pelo UOL nesta semana. “Ele [Cao Hamburguer] distribuiu o protagonismo por cinco representantes de universos distintos, para que à frente da história estivesse o conceito, que é diversidade, um assunto que considero pertinente, relevante e contemporâneo”.

Com cinco protagonistas mulheres, o “girl power” se sobressai na diversidade. “Acho que é uma responsabilidade muito grande”, disse Ana Hikari. “A gente está vivendo um momento de muito debate acerca disso, e a importância do tema é de empoderamento mesmo, empoderamento feminino, de mostrar pras mulheres que elas podem ser protagonistas mesmo das suas vidas”.

Para Daphne Bozaski, a sociedade vive um momento propício para debater o assunto. “Ainda mais para falar para os jovens, que vão ser os adultos de daqui a poucos, os pensadores de daqui a pouco, vão ser as pessoas que estarão criando os filhos. E essa idade é muito importante, porque eles absorvem muita coisa. Acho que nossa função, além de fazer essas meninas, é estar representando [as mulheres]”.

O que não quer dizer que o elenco masculino, que conta com Matheus Abreu (“Dois Irmãos”) e Bruno Gadiol (“The Voice”), seja menos importante. “A gente está representando mulheres, mas todo o elenco é importante dentro da história. A gente só esta puxando eles para virem junto”, avalia Gabriela Medvedovski.

Já há 22 anos no ar, “Malhação” ainda sobrevive justamente por sempre trazer novos enfoques, acredita Paulo Silvestrini – que dirigiu uma temporada da novela 20 anos atrás, em 1997. “Talvez isso permita a longevidade da ‘Malhação’. A cada temporada, a gente se debruça sobre as mesmas questões, mas com um olhar contemporâneo, mais alinhado com a maneira como os jovens olham para as questões. E a gente percebe a diferença no tratamento dessas questões. Ainda que universais, e talvez eternas, a maneira como a gente olha para elas nos permite contar histórias diferentes em torno dos mesmos assuntos”. 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Resumo dos capítulos

Fio reclama de Ellen não querer ajudá-lo

Roney decide ir com Keyla, Tato e Tonico ao cartório. Lica mente para Marta. Dóris conta para Bóris que Jota deu um computador para Ellen. MB faz uma proposta para Lica, que se irrita. Fio reclama de Ellen não querer ajudá-lo. Dóris entrega a Ellen o computador dado por Jota. Bóris repreende Jota por não mencionar Ellen para Edgar, depois da apresentação do aplicativo da biblioteca criado por eles. Ellen tenta devolver o computador para Jota. Keyla afirma que precisa encontrar Deco.

TV e Famosos
TV e Famosos
Colunas - Flavio Ricco
TV e Famosos
Blog do Nilson Xavier
Blog do Nilson Xavier
TV e Famosos
TV e Famosos
TV e Famosos
TV e Famosos
Colunas - Flavio Ricco
TV e Famosos
TV e Famosos
UOL TV e Famosos - Blogs - Nilson Xavier
Colunas - Flavio Ricco
Colunas - Flavio Ricco
Topo