O Rico e Lázaro

"Game of Thrones" e "300" inspiraram batalha sangrenta de "O Rico e Lázaro"

Do UOL, no Rio

13/03/2017 21h42

O mar não se abriu dessa vez, mas o "O Rico e Lázaro", nova trama bíblica da Record, não abriu mão de cenas impactantes em sua estreia, nesta segunda-feira (13). A Batalha dos Bastardos, de "Game of Thrones", e as cenas de guerra do filme "300", serviram de referência para o diretor Edgard Miranda, que buscou o máximo de realismo na sangrenta Batalha de Carquemis, entre egípcios e babilônios.

"Dirigi 80% do primeiro capítulo, mas como estava gravando as sequências do inferno passei essas cenas para o meu irmão, Leonardo Miranda [que agora se dedica à outra produção da casa, "Belaventura"]. Construímos o conceito juntos, eu queria que a novela tivesse um referencial mais moderno. Queria que o público se sentisse dentro da batalha, em vez daqueles takes aéreos em que os atores parecem formiguinhas. Muitos takes vão remeter à batalha da sexta temporada de 'GoT'", explica.

Foram sete dias de filmagens, que demandaram 70 figurantes de cada exército, devidamente multiplicados para aparecerem em maior número na tela. As sequências envolveram uma equipe de 150 pessoas no set, sem contar o time que cuidou da pós-produção na produtora Casablanca, em São Paulo. Para se ter ideia do trabalho que é transformar o material bruto no resultado final, as cenas gravadas na cidade cenográfica, no Rio, no início de dezembro, só ficaram prontas pouco antes da estreia.

Cada trecho da batalha foi idealizado em "storyboard" e aprovado "quase frame a frame" por Edgard, após a intervenção da computação gráfica. "A equipe de pós-produção tem profissionais do mundo inteiro, me deixou muito seguro. Tinha certeza de que ia ficar bom. Com certeza nunca foi feito nada parecido na TV brasileira. Muitas séries boas da Netflix não tem sequências como as da nossa novela", afirmou.

Heitor Martinez, que interpreta o rei Nabucodonosor, diz que se preparou fisicamente durante um mês para enfrentar essa maratona. O ator teve aulas de luta com espada, lança, arco e flecha e luta. "Acho que esse é o trabalho mais grandioso que já fiz. Fiquei impressionado quando entrei na sala do trono, nunca entrei numa cidade cenográfica desse porte, é de primeiro mundo", afirma o ator.

Audiência e repercussão

Com a batalha sangrenta, "O Rico e Lázaro" estreou na vice-liderança da audiência. Segundo dados prévios do Kantar Ibope, a novela registrou 14,5 pontos na Grande São Paulo (contra 10 do SBT e 30,7 da Globo). "A Terra Prometida" terminou com os mesmos 14,5 pontos, porém teve melhor estreia (17,7).

No Rio de Janeiro, "O Rico e Lázaro" registrou 16,8 pontos, o dobro do SBT (8,2). A Globo marcou 33,5 pontos. Em Salvador, o placar foi 15,2 para a novela, 31,3 para a Globo e 9,7 para o SBT.

Nas redes sociais, os telespectadores compararam a batalha com "Game of Thrones" e se surpreenderam com as cenas violentas.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Resumo dos capítulos

Namnu entra desesperada no quarto de Nitócris e avisa que Belsazar sumiu

Asher percebe que Nebuzaradã não ajudará Evil e atira uma flecha na leoa. Sem saber que foi salvo pelo escravo hebreu, o príncipe vê Nebuzaradã e agradece pela ajuda. Asher retorna ao acampamento e percebe a presença de mais leões no local. Evil diz a Nabucodonosor que foi salvo por Nebuzaradã. Sem saber da verdade, o rei agradece ao chefe da guarda real. Nitócris se desespera e mostra um animal morto em sua cama. Asher e Joel são atacados por uma leoa. Nitócris acusa Shamiran de ter colocado a ave morta em sua cama. Talita e Samira pedem para Elga escolher logo seus quartos. Daniel decide acompanhar Lia até o alojamento. Amitis repreende a atitude de Nitócris. Asher fica aliviado por não ter sido atacado pela leoa, mas lamenta que um escravo tenha morrido no ataque. Zac se declara para Joana. Rebeca canta durante a Festa da Colheita dos hebreus. Tamir e Shamir dormem sem as esposas. Mostrando sinais de loucura, Fassur se encontra novamente com a prostituta. Hurzabum pede para Shag-Shag parar de beber. Daniel deixa Lia no alojamento. Abednego começa a se entender com Naomi. Elga e as noras disputam na sorte para saber como ficará a divisão dos quartos. Ezequiel agradece o acolhimento da família de Zadoque. Sadraque e Mesaque acompanham Dalila e Raquel até o palácio. Talita e Samira dizem que Elga fará a divisão dos quartos. Daniel fala de Deus com os sábios. Belsazar vê um vulto em seu quarto. Elga diz que Tamir e Talita ocuparão o quarto de Nicolau. Namnu entra desesperada no quarto de Nitócris e avisa que Belsazar sumiu. Ezequiel conversa com Deus e tem a visão do Vale dos Ossos Secos. Desesperada, Nitócris acusa Shamiran pelo sumiço de Belsazar. Larsa descobre que Lia e Naomi foram à festa dos hebreus e as ameaçam. Rabe-Sáris mente para Asher e diz que Zac e Joana estão noivos.

TV e Famosos
Colunas - Flavio Ricco
TV e Famosos
Colunas - Flavio Ricco
TV e Famosos
Colunas - Flavio Ricco
Blog do Nilson Xavier
TV e Famosos
TV e Famosos
Colunas - Ricardo Feltrin
Colunas - Ricardo Feltrin
Colunas - Flavio Ricco
TV e Famosos
do UOL
Topo