"Senhora do Destino" reestreia com cortes, imagem esticada e reclamações
A reestreia de "Senhora do Destino", nesta segunda-feira (13), teve alta repercussão nas redes sociais, porém muitas reclamações por causa das modificações da Globo na edição do primeiro capítulo.
As queixas começaram logo na primeira cena, e se estenderam ao longo da exibição do capítulo de estreia, porque a Globo "esticou" a imagem da novela para adequá-la ao tamanho de alta definição.
Como "Senhora do Destino" foi gravada em resolução 4:3, a imagem é quadrada, mas a Globo quis encaixá-la na resolução 16:9, das transmissões em HD. Para isso, a emissora deu "zoom" na imagem e cortou a testa dos personagens em algumas cenas. Telespectadores ironizaram no Twitter comparando ao corte do sertanejo Victor no "The Voice Kids", após ser acusado de agredir a mulher.
A prática é semelhante ao do canal pago Viva, que estica a imagem das novelas e dos programas antigos da Globo para encaixar no formato de alta definição. No caso de "Senhora do Destino", a imagem foi ampliada proporcionalmente, porém com defeitos.
Nos 30 minutos de exibição, o público também reparou em cortes em cenas violentas. A sequência em que um policial ameaçou Sebastião (Luiz Carlos Vasconcelos) com um revólver em sua boca, durante a ditadura militar, foi excluída na reprise de 2009 e também na atual.
Os telespectadores também sentiram falta da abertura de "Senhora do Destino", ao som de "Encontros e Despedidas", música cantada por Maria Rita.
A vilã Nazaré, que não apareceu no primeiro capítulo, dominou os memes no Twitter. O autor da novela, Aguinaldo Silva, comemorou a repercussão: "'Senhora do Destino' em primeiro lugar nos TTs do Twitter. Nazaré, que ainda nem apareceu na novela, está em terceiro. Uau!".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.