Topo

"Estável a ponto de ser tediosa", diz Iozzi sobre vida de 1ª protagonista

Mônica Iozzi interpreta a advogada Celeste em "Vade Retro" - Ramon Vasconcelos/Divulgação/TV Globo
Mônica Iozzi interpreta a advogada Celeste em "Vade Retro" Imagem: Ramon Vasconcelos/Divulgação/TV Globo

Natália Guaratto

Do UOL, em São Paulo

16/03/2017 04h00

Quem está acostumado com o humor extravagante e irônico de Mônica Iozzi vai estranhar o bom-mocismo de Celeste, a protagonista de "Vade Retro", série estrelada pela atriz e que tem previsão de estreia para 13 de abril na Globo.

Conhecida pela irreverência mostrada nos anos como repórter do “CQC” e mais recentemente como apresentadora do “Video Show”, Iozzi conta que teve dificuldades em assumir o lado certinho da personagem.

“Ela namora há três anos o mesmo cara. É superfiel e querida, tem um trabalho num escritório como advogada, é dedicada, honesta, tem uma secretária que é péssima, mas mesmo assim não a manda embora”, conta Iozzi em entrevista ao UOL.

Mas foi justamente a oportunidade de assumir uma personalidade diferente da sua que fez Iozzi aceitar o convite do diretor Mauro Mendonça Filho. “Esse universo de uma pessoa que tem a vida tão estável a ponto de ser tediosa foi uma surpresa para mim, porque a minha vida sempre foi a coisa mais louca do mundo", diz Iozzi. 

Em “Vade Retro”, a pacata vida de Celeste vai mudar assim que ela conhecer o milionário Abel Zebu (Tony Ramos). Excêntrico e sedutor, o empresário se aproxima da jovem alegando precisar dos serviços de uma advogada para se separar da mulher, interpretada por Maria Luísa Mendonça. A verdadeira intenção, no entanto, é engravidá-la. Abel acredita que o fato de Celeste ter sido tocada pelo Papa na infância fez com que ela adquirisse poderes sobrenaturais.

"Gosto de coisas esquisitas"

Vade Retro - Divulgação/TVGlobo - Divulgação/TVGlobo
Mônica Iozzi e Tony Ramos durante as gravações de "Vade Retro"
Imagem: Divulgação/TVGlobo

Escrita por Fernanda Young e Alexandre Machado, dupla responsável pela comédia “Os Normais”, sucesso nos anos 2000 com Fernanda Torres e Luiz Fernando Guimarães, “Vade Retro” é uma comédia, mas vai surpreender os espectadores com alguns toques sobrenaturais.

“Gosto muito dessas coisas esquisitas. Lembro de algumas novelas que eu via quando era criança, tipo “Fera Ferida” e “Roque Santeiro”. Acho que a gente tem usado pouco isso na televisão, antigamente tinha mais. A linguagem das séries está trazendo isso de volta, basta ver o sucesso de “Stranger Things”, diz Iozzi sobre o lado mais mágico de “Vade Retro”. “São coisas que vão causar um estranhamento”, continua.

“O que o Tony fizer eu estou fazendo”

Tony Ramos - Divulgação/TVGlobo/Ramón Vasconcelos - Divulgação/TVGlobo/Ramón Vasconcelos
Abel Zebu (Tony Ramos) vai se aproximar de Celeste (Mônica Iozzi) com segundas intenções em "Vade Retro"
Imagem: Divulgação/TVGlobo/Ramón Vasconcelos

Se o personagem de Tony Ramos vai ser o grande responsável pelas mudanças na vida de Celeste, a escalação do ator veterano em “Vade Retro” foi decisiva para que Iozzi também embarcasse no projeto.

“Quando eu recebi o convite do Maurinho eu já sabia que ia sair do ‘Video Show’. Isso já estava acordado. E ele me chamou na sala e falou do projeto. E eu falei: ‘Gente, que coisa maluca’”. Desconfiada, a atriz perguntou sobre os outros nomes do elenco e quando soube que Tony Ramos estava confirmado, ela resolveu aceitar.

“Eu falei: ‘Gente jura? É isso?’. Sabe quando você fica meio....Eu nem quis ler. O que o Tony fizer eu estou fazendo. Se o Tony disser: ‘Vamos montar um [espetáculo] infantil’, eu vou”, brinca Iozzi.

Questionada sobre a experiência de contracenar com um dos maiores nomes da dramaturgia brasileira, Iozzi afirma que ficou “maravilhada”.

“O melhor de tudo é que tivemos um longo tempo de preparação e conseguimos nos conhecer, porque ele é o Tony Ramos, né? Mas aí eu vi que ele é o Tonico e está tudo certo”.

Além de Mônica Iozzi e Tony Ramos, "Vade Retro" tem no elenco os atores Juliano Cazarré, Maria Casadevall, Giulia Gam e Emanuelle Araújo.