Topo

Netflix troca estrelas por "joinhas" para medir popularidade de séries

Cena da série "One Day at a Time", da Netflix - Michael Yarish/Netflix/Divulgação
Cena da série "One Day at a Time", da Netflix Imagem: Michael Yarish/Netflix/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

16/03/2017 19h40

A Netflix está preparando uma mudança curiosa para medir a popularidade de séries, filmes e programas oferecidos pela plataforma. A classificação por estrelas deverá ser substituída nas próximas semanas por "likes" ou "joinhas", como acontece no Facebook e principalmente no YouTube, com dedos polegares para cima e para baixo.

De acordo com o site da revista norte-americana "Variety", as estrelas ainda existirão para personalizar os perfis de usuários da Netflix, mas a classificação já começou a desaparecer. "Somos viciados na metodologia  de testes A/B", explicou o vice-presidente de produtos da Netflix, Tod Yellin, durante conferência de imprensa na sede da empresa em Los Gatos, na Califórnia (EUA).

Segundo o executivo, a Netflix testou os polegares positivos e negativos com "centenas de milhares de usuários em 2016". Os dedos obtiveram 200% mais classificações do que as tradicionais estrelas.

Para a plataforma, as estrelas perderam relevância porque os usuários classificaram documentários com cinco estrelas e filmes "pipoca" com três, porém os documentários eram menos vistos. "As avaliações ficaram menos importantes porque o comportamento é mais importante", disse Yellin.