Topo

Aos 89, Cid Moreira se lança como Youtuber e não pensa em aposentadoria

Cid Moreira narra passagens bíblicas em seu canal do Youtube - Reprodução/Youtube
Cid Moreira narra passagens bíblicas em seu canal do Youtube Imagem: Reprodução/Youtube

Marcela Ribeiro

Do UOL, no Rio

18/03/2017 04h00

Jornalista, locutor, apresentador e agora Youtuber. Aos 89 anos, Cid Moreira comemora um novo desafio profissional ao lançar o Canal da Bíblia, no qual explora sua especialidade: a leitura de passagens sagradas. Com uma carreira de mais de 70 anos, o ex-âncora do "Jornal Nacional", entre 1969 e 1996, não pensa em parar de trabalhar.

"Não concebo a vida sem trabalho. Quando eu era garoto chegava até a juntar esterco para vender e não parei mais. Essa palavra aposentadoria até me irrita. Me recuso. Só Deus vai me aposentar", diz ele em conversa com o UOL, numa pausa das gravações no estúdio de sua casa em Petrópolis, região serrana do Rio.
 
Lançado no último dia 12, o canal vai publicar um vídeo novo por semana. Embora não acompanhe redes sociais e outros canais do YouTube, ele reconhece o poder que a internet tem para revelar talentos, e relaciona a queda de audiência da televisão nos últimos anos e as novas plataformas digitais.
 
"Vivi a época áurea da TV, hoje é um sacrifício chegar aos 20 pontos, na minha época era totalmente diferente. Mas acho normal essa migração, os veículos vão se aprimorando. O que está sendo demonstrado aí é que a internet possibilita a todo ser humano o direito de aparecer de alguma forma. Tem acontecido de muitos profissionais que surgiram na internet e estão brilhando na TV, mas que surgiram de brincadeirinha. As pessoas de valor têm mais chance hoje de aparecer, começam a brincar em casa, criam um grupo na rede social e de repente o cara está tão famoso como se fosse contratado de uma grande rede de TV."
 
1972 - Cid Moreira posa ao lado de Sérgio Chapelin, seu parceiro de bancada no "Jornal Nacional" por mais de uma década - Reprodução/Globo/CEDOC - Reprodução/Globo/CEDOC
Cid Moreira posa ao lado de Sérgio Chapelin no "Jornal Nacional" em 1972
Imagem: Reprodução/Globo/CEDOC
O jornalista, que começou sua carreira no rádio e tem passagens pelo teatro e cinema, marcou o público com sua longa carreira na Globo na bancada do "Jornal Nacional" e com narrações para o "Fantástico". Cid diz ter saudade do passado, mas não sente vontade de
 
"Como qualquer ser humano, todos nós temos fases. Quando criança, sonhava em ser médico, aviador. A vida foi me levando a outro caminho. Fui para a rádio em Taubaté, conheci muita gente. Meu primeiro contrato em São Paulo foi com a Bandeirantes e ali conheci gente famosa: Dias Gomes, Ivani Ribeiro, Janete Clair, Mario Lago. Vim para o Rio contratado pela rádio Mayrink Veiga e de repente a Rádio Nacional ganhou uma concorrente à noite. Tive a fase do rádio, do cinema e do teatro. Durante muito tempo eu só gravava comerciais. São fases. Todas elas eu achei brilhantes. Todas dão saudade, mas compreendo como fases, e você vive, lembra delas e já passa para outra. Agora estou numa fase que não troco por nenhuma delas."
 
Vitalidade
 
Dono de uma voz marcante e inconfundível, Cid não sofreu com as mudanças do timbre da idade e entrega um segredinho para mantê-la saudável. "Agora, aos 90, minha voz está melhor do que naquela época que comecei na rádio como locutor. Já usei sal marinho, cravo-da-índia mas atualmente uso gengibre. Mastigo um pedaço e a voz fica sempre boa."
 
Até pouco tempo, Cid Moreira praticava tênis com frequência e, apesar da idade, está longe de ser sedentário.
 
"Parei agora porque com 90 corro o risco de cair e ter uma fratura. Faço musculação e pilates, que para mim é mais completo. Também não abro mão da minha sauna. Espero mostrar isso no meu canal também, quem sabe?"