Topo

Globo diz que "medidas estão sendo tomadas" após relato de assédio de Mayer

José Mayer interpreta Tião Bezerra em "A Lei do Amor" - Reprodução/Gshow
José Mayer interpreta Tião Bezerra em "A Lei do Amor" Imagem: Reprodução/Gshow

Do UOL, em São Paulo

31/03/2017 17h33Atualizada em 31/03/2017 18h49

A Rede Globo se manifestou nesta sexta-feira (31) após a divulgação do depoimento de uma figurinista que relatou ter sido assediada sexualmente pelo ator José Mayer. Em uma nota divulgada à imprensa, a emissora diz que "esse assunto foi apurado e as medidas necessárias estão sendo tomadas".

Em um texto publicado no blog #AgoraÉQueSãoElas, do jornal "Folha de S.Paulo", na madrugada desta sexta, a figurinista Susllem Meneguzzi Tonani diz ter sido assediada pelo ator, que interpreta o vilão Tião em "A Lei do Amor", diversas vezes nos bastidores da novela. 

A Folha tirou o texto do ar por algumas horas, porque "desrespeitou o princípio editorial da Folha de só publicar acusação após ouvir e registrar argumentos da parte acusada". O relato, porém, já havia sido reproduzido nas redes sociais e em outros veículos de comunicação. À tarde, com a resposta do ator, o texto foi novamente publicado.

No depoimento, Susllem detalhou cantadas, assédio físico e ofensas. "Trabalhando de segunda a sábado, lidar com José Mayer era rotineiro. E com ele vinham seus 'elogios'. Do 'como você se veste bem', logo eu estava ouvindo: 'como a sua cintura é fina', 'fico olhando a sua bundinha e imaginando seu peitinho', 'você nunca vai dar para mim?'", diz em parte do depoimento.

"Em fevereiro de 2017, dentro do camarim da empresa, na presença de outras duas mulheres, esse ator, branco, rico, de 67 anos, que fez fama como garanhão, colocou a mão esquerda na minha genitália", continua. 

A figurinista diz ainda que tentou "driblar a presença" ator nos dias seguintes, até se encontrarem de novo no set: "Até que nos vimos, ele e eu, num set de filmagem com 30 pessoas. Ele no centro, sob os refletores, no cenário, câmeras apontadas para si, prestes a dizer seu texto de protagonista. Neste momento, sem medo, ameaçou me tocar novamente se eu continuasse a não falar com ele. E eu não silenciei. 'VACA', ele gritou. Para quem quisesse ouvir. Não teve medo. E por que teria, mesmo?".

O ator respondeu à Folha: "Respeito muito as mulheres, meus companheiros e o meu ambiente de trabalho e peço a todos que não misturem ficção com realidade. As palavras e atitudes que me atribuíram são próprias do machismo e da misoginia do personagem Tião Bezerra, não minhas! Nesses 49 anos trabalhando como ator sempre busquei e encontrei respeito e confiança em todos que trabalham comigo", declarou.

Ao longo do dia, o UOL tentou falar com Susllem Meneguzzi Tonani, com José Mayer e com a Rede Globo. A redação ligou e enviou mensagens, a partir de números do Rio e de São Paulo, para o número divulgado em um site da figurinista. Também tentou contato em três números de telefone que seriam do ator. Até o fim da tarde, apenas a emissora havia se pronunciado sobre o caso. Veja a nota completa:

"A Globo repudia toda e qualquer forma de desrespeito, violência ou preconceito. E zela para que as relações entre funcionários e colaboradores da emissora se deem em um ambiente de harmonia e colaboração, de acordo com o Código de Ética e Conduta do Grupo Globo. Todas as questões são apuradas com rigor, ouvidos todos os envolvidos, em busca da verdade. Desta forma e tendo o respeito como um valor inegociável da empresa, esse assunto foi apurado e as medidas necessárias estão sendo tomadas. A Globo não comenta assuntos internos".