Topo

Globo lê carta de José Mayer e reafirma apoio a protesto de funcionárias

Evaristo Costa leu carta de José Mayer durante o "Jornal Hoje" - Reprodução/TV Globo
Evaristo Costa leu carta de José Mayer durante o "Jornal Hoje" Imagem: Reprodução/TV Globo

Do UOL, em São Paulo

04/04/2017 14h03Atualizada em 04/04/2017 20h56

A Globo noticiou, no "Jornal Hoje" e no "Jornal Nacional", o protesto contra o assédio que atrizes e funcionárias da emissora realizaram nesta terça-feira (4), após denúncia de uma figurinista da casa contra o ator José Mayer. Em uma reportagem longa, o jornalístico confirmou que ele está suspenso por tempo indeterminado, reafirmou o apoio da emissora à manifestação e ainda leu uma carta aberta divulgada pelo ator.

No "JN", a reportagem teve início com o protesto que atrizes e funcionárias globais realizaram tanto nas redes sociais quanto nas dependências dos Estúdios Globo (antigo Projac), usando camisetas com a mensagem "mexeu com uma mexeu com todas #chegadeasédio". Publicações de Drica Moraes e Mariana Xavier com a camiseta foram usadas para ilustrar o vídeo.

Em seguida, o âncora William Bonner leu no ar a nota oficial em que a TV Globo confirma o afastamento de Mayer das novelas e reforça seu apoio às funcionárias, dizendo que "se solidariza com a manifestação, que expressa os valores da empresa".

Por fim, a jornalista Renata Vasconcellos leu a carta aberta que Mayer divulgou à imprensa na tarde desta terça. Nela, o ator admite que errou: "Mesmo não tendo tido a intenção de ofender, agredir ou desrespeitar, admito que minhas brincadeiras de cunho machista ultrapassaram os limites do respeito com que devo tratar minhas colegas. Sou responsável pelo que faço". 

Veja a carta da Globo sobre o protesto e as acusações de Mayer: 

Em relação à denúncia de assédio envolvendo o ator José Mayer e a figurinista Susllen Tonani, a Globo reafirma o teor da nota divulgada na última sexta-feira, quando afirmou que o caso foi apurado e que as devidas providências estavam sendo tomadas.

Naquela nota, a emissora enfatizou que repudia toda e qualquer forma de desrespeito, violência ou preconceito. E que zela para que as relações entre funcionários e colaboradores se deem em um ambiente de harmonia de acordo com o Código de Ética e Conduta do Grupo Globo. Esta convicção da Globo foi reafirmada para um grupo de atrizes, diretoras e produtoras, reunidas no domingo à noite, quando a emissora informou que, apurado o caso, tomou a decisão de suspender o ator José Mayer de produções futuras dos Estúdios Globo por tempo indeterminado. O ator foi notificado na segunda-feira dessa decisão.  Sobre a iniciativa de funcionários, colaboradores e executivos de usar hoje camisetas com os dizeres "Mexeu com uma, Mexeu com todas", a Globo se solidariza com a manifestação, que expressa os valores da empresa. O ator José Mayer, de enorme talento e com grandes serviços prestados à Globo e às artes brasileiras, certamente terá oportunidade de expressar seus sentimentos em relação ao triste episódio e esclarecer que atitudes pretende tomar. A Globo lamenta que Susllen Tonani tenha vivido essa situação inaceitável num ambiente que a emissora se esforça cotidianamente para que seja de absoluto respeito e profissionalismo. E, por essa razão, pede a ela sinceras desculpas.