Topo

"Vamos unidas lutar por mudanças", diz idealizadora de ato contra assédio

A fotógrafa Catarina Rangel liderou o protestos "Mexeu com uma mexeu com todas" na Globo - Reprodução/Instagram
A fotógrafa Catarina Rangel liderou o protestos "Mexeu com uma mexeu com todas" na Globo Imagem: Reprodução/Instagram

Marcela Ribeiro

Do UOL, no Rio

04/04/2017 18h47

Idealizado pela fotógrafa e produtora Catarina Rangel, o ato em apoio à figurinista Susllem Meneguzzi Tonani, que denunciou assédio praticado pelo ator José Mayer, movimentou os bastidores da TV Globo nesta terça-feira (4).  Dezenas de funcionárias circularam vestindo camisetas com os dizeres "Mexeu com uma mexeu com todas" nos estúdios da emissora em Curicica, zona oeste do Rio.

"Pensamos em uma camisa, para chamar a atenção e a partir disso pudemos dialogar. O grupo cresceu em poucas horas. De tão cheio, não cabia mais ninguém e resolvemos virar um grupo no Facebook. A proporção que isso tomou saiu do meu controle e encheu meu coração de alegria e amor. Mexeu com uma, mexeu com todas. Obrigada a todas as mulheres que colaboraram para esse lindo movimento. Vistam suas camisas e vamos unidas lutar por mudanças, pois sim, elas estão por vir!", disse Catarina, que criou o grupo com o intuito de fazer um movimento de mudança dentro da empresa.

O protesto começou com um grupo no WhatsApp com cerca de 15 mulheres e atualmente já tem mais 200 integrantes, incluindo atrizes como Drica Moraes e Sophie Charlotte.

"Nos deram total apoio para aderir o protesto. No grupo temos inclusive alguns membros da direção da Globo", disse uma funcionária da empresa, que preferiu não se identificar.
 
Muitas famosas aderiram a campanha nas redes sociais, entre elas: Taís Araújo, Mel Lisboa e Deborah Secco, que já atuaram com José Mayer em outras novelas.
 
"Isso tem que parar. Demorei muito tempo para perceber inúmeros assédios que nós mulheres sofremos diariamente. Uma nova geração está se formando. Já passou da hora das mulheres conhecerem seus direitos e homens seus limites. Juntas somos mais fortes", escreveu Mel Lisboa, que trabalhou com Zé Mayer na minissérie "Presença de Anita". 
 
O diretor geral da Globo Carlos Henrique Schroder participou de uma reunião na segunda-feira (3) com os principais líderes da área de Entretenimento para uma conversa classificada como “franca e aberta” sobre o caso.
 
Funcionárias da Globo fazem ato em apoio a figurinista que denunciou assédio de José Mayer - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Funcionárias da Globo fazem ato em apoio a figurinista que denunciou assédio de José Mayer
Imagem: Arquivo pessoal
 
Mais cedo, o UOL acompanhou a coletiva de lançamento da nova temporada do "Zorra" dentro da Globo. Embora dezenas de funcionárias circulassem pela empresa com a camisa da campanha, no espaço reservado para o evento, das cerca de 70 pessoas presentes, incluindo elenco, produção e assessoria de imprensa, ninguém vestia a camiseta do protesto.
 
"Todas nós já estamos aderindo essa campanha. Chega de assédio, acho que qualquer mulher está junto nessa. Não é uma luta pelo feminismo ou pela mulher e sim pela liberdade. Sou totalmente dentro da campanha e vou pegar minha camisa assim que sair daqui", disse Débora Lamm. 
 
Durante a entrevista de uma funcionária da Globo ao UOL, na parte externa do Projac, um segurança da Globo interrompeu a conversa para avisar que este assunto não poderia ser abordado naquele local. Mesmo sendo avisado que o ato recebeu apoio da direção geral, o funcionário insistiu em proibir a entrevista, que continuou em um ponto mais distante da empresa.