Topo

Camisa de campanha da Globo contra assédio é vendida por R$ 25 na internet

Atrizes da Globo falam no "Vídeo Show" sobre campanha contra assédio após polêmica com Zé Mayer - Reprodução/TV Globo
Atrizes da Globo falam no "Vídeo Show" sobre campanha contra assédio após polêmica com Zé Mayer Imagem: Reprodução/TV Globo

Marcela Ribeiro

Do UOL, no Rio

05/04/2017 09h55

A camisa da campanha "Mexeu com uma mexeu com todas" já está à venda na internet no site da empresa Dimona, que atendeu as funcionárias da TV Globo.

"Parte da renda será revestida para a ONG Think Olga, contra o assédio. A gente concluiu que é importante que essa campanha transceda o Projac e possa a alcançar a sociedade como um todo", contou o diretor da empresa Leonardo Zonenschein ao UOL nesta quarta-feira (5).

A empresa produziu cerca de 1000 camisas para atender as mulheres que trabalham na Globo. Entre as dezenas de atrizes que abraçaram a campanha estão Taís Araújo, Gloria Pires, Débora Nascimento, Drica Moraes, Grazi Massafera e Fernanda Lima.

A iniciativa partiu da fotógrafa Catarina Rangel com o ato em apoio à figurinista Susllem Meneguzzi Tonani, que denunciou assédio praticado pelo ator José Mayer. A campanha movimentou os estúdios Globo e as redes sociais na terça-feira.

Mayer afastado

O protesto das funcionárias da TV Globo vem poucos dias após se tornar pública uma acusação de assédio contra José Mayer. Em relato publicado no blog #AgoraÉqueSãoElas, da "Folha", a figurinista Susllem Tonani, 28, relatou vários episódios em que foi assediada por Mayer -- em um deles, em fevereiro deste ano, ele colocou a mão esquerda na genitália dela. Em carta aberta divulgada nesta terça-feira, Mayer admite ter errado.

Após forte reação do público e de seus funcionários, a Globo decidiu afastar o ator das novelas. Ele estava escalado para "O Sétimo Guardião", de Aguinaldo Silva.

De acordo com o colunista do UOL Maurício Stycer, o afastamento ocorreu depois que funcionários organizaram um encontro para discutir o assunto no final de semana. Também houve, nesta segunda-feira, uma reunião extraordinária nos Estúdios Globo (ex-Projac) com os principais líderes da área de de Entretenimento para uma conversa classificada como “franca e aberta” sobre o caso.