Topo

Sisudo, Jacquin amolece coração ao retornar a restaurante que deixou falir

Do UOL, em São Paulo

07/04/2017 00h06

Carrancudo, Erick Jacquin amoleceu o coração ao retornar pela primeira vez ao local do restaurante que deixou falir em 2013, durante episódio exibido no reality gastronômico "Pesadelo na Cozinha", da Band, nesta quinta-feira (6). No programa, o apresentador e chef francês relembrou a rotina, as dificuldades e o sonho de vida que acabou em meio a dívidas.

Jacquin levou consigo Ari e Vinicius, pai e filho donos de um estabelecimento com dificuldades, para visitar o imóvel que serviu ao Le Brasserie, que comandou entre 2006 e 2013, em Higienópolis, bairro nobre de São Paulo.

O objetivo era fazer com que a história de Jacquin servisse também de motivação para os dois empreendedores, responsáveis pelo restaurante "Sal e Pimenta", no Paraíso, também na capital paulista.

"Nesse muro tinha o meu nome. Esse aqui foi o meu restaurante. Nunca mais voltei aqui. Esse aqui foi o sonho da minha vida. Era um restaurante gigante, eu tinha 90 funcionários. Começava a trabalhar às 4h30 da manhã, todos os dias. Ia ao Ceasa, comprava o peixe, as flores. A gente fazia absolutamente tudo", contou o chef.

"Eu não fechei por falta de qualidade ou porque os clientes reclamavam. Eu fechei porque não tinha clientes suficientes. E porque tudo subiu, aluguel subiu, foi para R$ 60 mil por mês. Em vez de fechar por falarem 'ah, o restaurante é uma merda, é ruim', pra evitar isso, eu decidi fechar antes", justificou.

Muito elogiado pela crítica gastronômica, o restaurante La Brasserie, de Erick Jacquin, em São Paulo, fechou as portas com uma dívida milionária, em 2013. Segundo o chef francês, o estabelecimento empregava 90 pessoas na época.

"Eu chorei, eu xinguei, eu estou pagando ainda. Só as pessoas que têm experiência podem ajudar os outros. Um padre que não acredita em Deus não pode fazer a missa, não é?", analisou o chef, em entrevista ao UOL Comidas e Bebidas, em janeiro.

Após o fechamento do empreendimento, Jacquin não quis um negócio próprio tão complexo. Hoje ele é chef consultor dos restaurantes Tartar&co e Le Bife, e é apresentador do "MasterChef Brasil" e também do "Pesadelos na Cozinha" --este último, uma versão nacional para o "Kitchen Nightmares", com o britânico Gordon Ramsay.

Socorro

No episódio desta quinta-feira (6), Jacquin atendeu a um pedido de socorro feito por Ari e Vinicius, pai e filho, donos do restaurante português "Sal e Pimenta", no Paraíso, em São Paulo. Os dois explicaram que o estabelecimento passava por dificuldades devido à queda no número de clientes, consequência de um país em crise, segundo eles.

Já no local, Jacquin criticou o menu oferecido pelo restaurante, o atendimento inadequado, a bagunça no local e até mesmo o chef, que apareceu no salão com a roupa suada.

Vinicius não gostou muito das críticas e bateu de frente com Jacquin em diversos momentos. "Não tenho a mesma experiência que o senhor, não tenho a mesma qualificação, mas aqui não tem nenhum moleque", gritou Vinicius. "O que mais me surpreende é um cara que não conseguiu nem administrar o próprio restaurante querer falar alguma coisa [comigo]. Administrar é uma coisa, cozinhar é outra", completou.

Após uma conversa séria, os dois selaram as pazes e arregaçaram as mangas para tentar salvar o "Sal e Pimenta". Como ações efetivas: o local foi reformado, os funcionários ganharam treinamento qualificado e o cardápio teve uma melhora significativa.