Topo

Datena cita corrupção na política e relembra desistência de candidatura

José Luiz Datena - Reprodução/TV Bandeirantes
José Luiz Datena Imagem: Reprodução/TV Bandeirantes

Do UOL, em São Paulo

13/04/2017 19h06

José Luiz Datena citou na tarde desta quinta-feira (13)  as investigações feitas pela operação Lava Jato, a corrupção generalizada que atinge a inúmeros partidos políticos, no Brasil, e relembrou o motivo que levou a sua desistência da candidatura à prefeitura de São Paulo, no ano passado.

"É uma roubalheira, são políticos ladrões (...) Eu quase entrei para a política [em 2016], mas vi que a coisa era pior do que eu imaginava. Eu estava errado?!", questionou Datena, durante o "Brasil Urgente", da Band.

O apresentador disse que o país vive uma "bandalheira explícita" e chamou o brasileiro de "idiota" por acreditar em políticos corruptos. "O brasileiro é idiota, todos nós somos idiotas por acreditar nesses caras", avaliou.

Datena havia anunciado a sua pré-candidatura à prefeitura de São Paulo, em novembro de 2015, mas desistiu da ideia cerca de dois meses depois, já em janeiro de 2016.

Entre os motivos alegados na ocasião, ele citou uma denúncia contra o Partido Progressista na operação Lava Jato.  "Não posso permanecer em um partido que tomou mais de R$ 300 milhões da Petrobras", alertou.

O desabafo de José Luiz Datena ocorreu um dia depois em que o ministro Edson Fachin, do STF (Supremo Tribunal Federal), deu sinal verde a investigações contra 76 nomes importantes do mundo político, incluindo oito ministros, 24 senadores, 39 deputados e três governadores.

O partido para qual Datena se candidataria à prefeitura de São Paulo tem 9 investigados nesta lista.