Topo

Indenizado em 2015, ex-fotógrafo de Xuxa diz que vai de novo à Justiça

Xicão Jones trabalhou como fotógrafo da Xuxa durante 13 anos - Reprodução/Facebook/xicaojones
Xicão Jones trabalhou como fotógrafo da Xuxa durante 13 anos Imagem: Reprodução/Facebook/xicaojones

Ana Cora Lima

Do UOL, no Rio

21/04/2017 18h40

O primeiro processo está encerrado, o fotógrafo Xicão Jones já recebeu o valor determinado pela Justiça em outubro de 2015: R$ 186 mil. Mas, um ano e meio depois, ele decidiu entrar com uma nova medida judicial contra Xuxa por direitos autorais e uso indevido de um material fotográfico da apresentadora.

“Pensei que o inferno tinha acabado, mas eles continuam liberando várias fotos de um acervo de 13 anos para terceiros sem a minha autorização e os meus créditos. No acordo que fizemos na Justiça, eu autorizei a utilização do acervo desde que fosse em trabalhos produzidos pela própria Xuxa, tipo uma revista de sua editora ou nos seus programas”, explica Xicão que viu recentemente suas fotos em duas publicações.

“Entrei em contato com as editoras cobrando os créditos e ele disseram que a equipe de produção da Xuxa passou as fotos”, detalhou.

Ao UOL, a assessoria da apresentadora negou o repasse do material e informou que processo encontra-se arquivado desde 2015.

“Nós não utilizamos nem divulgamos as fotos de Xicão Jones há mais 10 anos. Em 2014, Xuxa foi processada porque, segundo o fotógrafo, teria sido impedido ao acesso a cerca de 120 mil fotos feitas por ele e que muitas delas foram repassadas para revistas sem sua autorização, além de não ter dado o crédito. No ano seguinte, a apresentadora devolveu espontaneamente todo o acervo, inclusive os negativos, pagou a multa determinada pela Justiça e caso foi encerrado”.

Xicão Jones trabalhou com Xuxa de 1989 a 2002. Segundo ele, depois de 13 anos foi desligado da equipe de produção sem muitas explicações. “Eu entendo que existiu por parte dela a vontade de uma renovação, mas o que me deixou triste foi ser proibido de ter acesso ao material que produzi durante tantos anos. Sei que isso não partiu da Xuxa. Ela é legal e tranquila. O problema mesmo está nas pessoas que a cercam", conta o fotógrafo que trabalha em um shopping no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio. "Continuo correndo atrás e vivendo da fotografia", finaliza.