Topo

Em Hong Kong, Glória Maria cheira e limpa fezes de urso panda

Do UOL, em São Paulo

22/04/2017 00h35

Glória Maria viajou até Hong Kong, na China, e viveu uma experiência inédita durante reportagem produzida para o "Globo Repórter", exibida na noite desta sexta-feira (21). A jornalista veterana passou um dia preparando a refeição do urso panda, alimentando-o e limpando a área do cativeiro que ele ocupa.

Para cuidar dos pandas, Glória Maria precisou seguir algumas regras estabelecidas pela direção do parque, como vestir um macacão, entrar no cativeiro sem cheiro de perfume e sem usar acessórios (como brinco, anel ou pulseira).

A jornalista da Globo foi recebida por uma funcionária do local, que a ensinou passo-a-passo do seu trabalho: primeiro, Glória preparou a alimentação da manhã, depois o almoço e, por último, a limpeza das fezes do animal na jaula.

"Olha, eu nunca cheirei... bom, nem vou falar, mas é o seguinte: ela [a funcionária] disse que [o cocô] não tem cheiro, mas, na verdade, tem um cheirinho verde. E é verdade. Não é uma coisa horrorosa. Eles comem basicamente bambum", explicou a repórter, ao cheirar os restos do panda gigante, uma das espécies de urso mais raras e ameaçadas do planeta.

Glória já viajou a vários países do mundo inteiro, mas, curiosamente, essa foi a sua primeira vez em Hong Kong, que faz parte da China, mas é considerada uma região administrativa especial.

Ela estreou na TV Globo na década de 70, trabalhou no "RJTV", "Jornal Hoje", "Jornal Nacional", no "Fantástico" (onde ficou por quase uma década) e, atualmente, apresenta ou faz reportagens para o "Globo Repórter".