Topo

Tom & Jerry inspiraram Nazaré de "Senhora do Destino", diz Aguinaldo Silva

Do UOL, no Rio

25/04/2017 14h31

Criadores de personagens inesquecíveis da teledramaturgia brasileira, os autores serão os homenageados da vez no projeto "Donos da História", que estreia no canal Viva no dia 7 de maio, às 18h30. Manoel Carlos é o primeiro entrevistado da série, que traz ainda depoimentos de Aguinaldo Silva, Antonio Calmon, Benedito Ruy Barbosa, Gilberto Braga, João Emanuel Carneiro, Maria Adelaide Amaral, Miguel Falabella, Ricardo Linhares, Silvio de Abreu, Walther Negrão e da dupla Duca Rachid e Thelma Guedes.

O autor de "Senhora do Destino" revela uma inspiração curiosa para uma de suas maiores vilãs, Nazaré, personagem de Renata Sorrah. 

"Precisava de uma vilã que fosse poderosa e, ao mesmo tempo, bem-humorada, engraçada, pra cima. E fizesse as maiores sandices! Ela mata três ou quatro pessoas. Eu preciso me apoiar, me inspirar em alguém. Então, tinha uma figura na vida real na qual me inspirei vagamente, mas no que me inspirei mesmo foi nos desenhos animados do Tom & Jerry", disse. 

"Aquele negócio do gato que faz de tudo para acabar com aquele rato, e sempre se dá mal. A Nazaré é um pouco assim, ela faz tudo para destruir a Maria do Carmo, por amor, porque ela ama realmente a filha que roubou, mas ela nunca consegue chegar lá", afirmou.

Segundo Aguinaldo, o final da novela é emblemático justamente por isso. "Ela se joga porque percebe que nunca vai ganhar. É o único momento triste dela. O problema é que a gente não sabe se ela morreu ou não porque depois só encontram os sapatos dela. (ri) Era uma personagem bem-humorada até na morte!", contou.

"Donos da História" é idealizado por Hermes Frederico, criador dos projetos "Damas da TV" e "Grandes Atores", que homenageou atores e atrizes da TV brasileira.