TV e Famosos

Famosas da Globo lembram um mês do caso José Mayer e pedem união

Paulo Belote/Divulgação/TV Globo
Tião (José Mayer) em "A Lei do Amor" Imagem: Paulo Belote/Divulgação/TV Globo

Colaboração para o UOL

04/05/2017 13h15

A denúncia de assédio sexual feita pela figurinista Susllen Tonani contra o ator José Mayer foi relembrada nesta quinta-feira, 4, quando a mobilização de várias funcionárias da TV Globo, famosas e anônimas, em favor da profissional completa um mês.

No Instagram, atrizes como Maria Casadevall, Taís Araújo, Bruna Linzmeyer e Alice Wegmann, além de apresentadoras como Fernanda Lima e Astrid Fontenelle, postaram uma mensagem sobre o caso e como situações semelhantes não podem passar desapercebidas.

" Hoje faz um mês que uma pequena grande revolução aconteceu para um grupo composto por mais de 900 funcionárias (de todas as áreas) quando nos unimos de forma inédita para estabelecer uma rede de proteção de mulheres, junto à corporação que trabalhamos, contra o assédio sexual. Aproveitamos a visibilidade para estender o convite a todas: unam-se! Fiscalizem o assédio, a violência e o machismo em suas empresas, comunidades e lares. Não cedam quando tentarem desmoraliza-las, ridicularizando a sua mobilização."

"Pois é isso o que vai acontecer. É isso o que a cultura machista faz há milhares de anos, todas as vezes que mulheres se unem para pedir respeito. Não comprem jamais a ideia de que é a mulher quem ‘provoca’ o assédio ou estupro. Você não tem que ficar calada, constrangida ou até culpada (!) por ser vítima de uma violência sexual, moral ou física."

Em outro trecho do texto, elas falam sobre a importante da ajuda entre as mulheres. "Mulheres, nós não precisamos de julgamentos por parte umas das outras, nós precisamos de UNIÃO. Está na hora de termos uma sociedade mais equilibrada, onde o feminino e masculino dividam os mesmos espaços com igualdade de poder. Onde homens e mulheres possam conviver em harmonia e respeito. Esse é o recado do #mexeucomumamexeucomtodas”, diz o texto.

Entenda o caso

Em 31 de março, Su Tonani escreveu um relato em primeira pessoa para o blog "Agora é que são elas", do jornal Folha de S.Paulo em que acusava o ator José Mayer de assédio sexual. No texto, a figurinista de 28 anos contou diversos momentos em que foi constrangida pelo ator durante os bastidores da novela "A Lei do Amor".

No dia 4 de maio, várias funcionárias da Globo fizeram um protesto na sede da emissora usando camisetas com os dizeres "mexeu com uma mexeu com todas" e a hastag "chega de assédio. O movimento foi amplamente divulgado nas redes sociais. Na mesma data, a emissora anunciou que o ator estaria suspenso das próximas produções da casa por tempo indeterminado. Em nota, a TV ainda pediu desculpas para a profissional.

Pouco depois, José Mayer divulgou uma cara em que pedia desculpas para Susllen e todas as mulheres. "Eu errei. Errei no que fiz, no que falei, e no que pensava. A atitude correta é pedir desculpas. Mas isso só não basta. É preciso um reconhecimento público que faço agora. Mesmo não tendo tido a intenção de ofender, agredir ou desrespeitar, admito que minhas brincadeiras de cunho machista ultrapassaram os limites do respeito com que devo tratar minhas colegas. Sou responsável pelo que faço", disse ele em um trecho da mensagem.

No dia 26 de abril, o caso foi encerrado pela Polícia Civil do Rio de Janeiro após Susllen ir até a defensoria pública e dizer que não gostaria de seguir com o procedimento criminal contra o ator.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais TV e Famosos

Topo