Topo

Adriana Birolli fala de mudança para Record e preparativos para o casamento

Adriana Birolli fez aulas de montaria para viver uma princesa em "Belaventura", sua estreia na Record - Reprodução/Instagram/adrianabirolli
Adriana Birolli fez aulas de montaria para viver uma princesa em "Belaventura", sua estreia na Record Imagem: Reprodução/Instagram/adrianabirolli

Giselle de Almeida

Do UOL, no Rio

05/05/2017 04h00

Adriana Birolli fará sua estreia na Record após oito anos na Globo, onde atuou em novelas como "Fina Estampa", "Império" e "Totalmente Demais". Desde fevereiro, ela se dedica a Lisabeta, uma princesa bondosa e moderna, protagonista de "Belaventura", prevista para junho.

"Fiquei muito feliz por ser uma personagem da era medieval, que é muito raro a gente fazer no Brasil", afirma.

Diferente de tudo o que já fez na TV, o projeto a fisgou e pesou na troca de emissora.

"Existem algumas diferenças, mas são praticamente irrelevantes. Percebo muita união, a gente troca muitas ideias, conversa muito, cria junto. Talvez a maior diferença seja a quantidade de frente de capítulos. Já gravamos 84, então a gente já sabe bastante do personagem."

"Para os atores, o que interessa é um projeto interessante, nossa carreira é feita de projetos. É isso que nos instiga a trabalhar. No caso da novela, uma boa história e um bom personagem fazem toda a diferença", explica.

Para o papel, Adriana teve aulas de montaria, de dança (quadrilha medieval) e de costumes. "Tivemos uns workshops bem interessantes, com o elenco todo junto, para entender um pouco desse universo. Aprendemos até a fazer um cumprimento", conta.

A transformação fica completa com a aplicação do megahair e dos figurinos, que realizam uma fantasia de menina. "A gente vira outra pessoa! É uma realização! É até difícil escolher o mais bonito. E quando a gente se veste ajuda muito a trazer a personalidade. Você não se move da mesma forma usando uma blusinha 'cropped' e uma saia bufante por baixo, todos os apetrechos, coroa... Tudo isso faz muita diferença", conta.

Adriana também comemora o fato de Lisabeta não ser uma mocinha frágil. De personalidade forte, ela dialoga com o atual movimento de empoderamento feminino, mesmo dentro de um sistema fortemente patriarcal.

"Ela não é uma princesa que acata tudo, que abaixa a cabeça, que aceita tudo. Ela não é fraca, do tipo que vai na onda de qualquer um. Ela vai lutar pelo que acredita, como a gente faz hoje em dia, apesar de a condição da mulher naquela época ser diferente. Nesse sentido, ela é moderna", analisa.

A atriz Adriana Birolli foi pedida em casamento pelo ator Alexandre Contini no palco após a apresentação da peça "Manual Prático da Mulher Desesperada", estrelado pela atriz - Manuela Scarpa/Brazil News - Manuela Scarpa/Brazil News
A atriz Adriana Birolli foi pedida em casamento pelo ator Alexandre Contini no palco após a apresentação da peça "Manual Prático da Mulher Desesperada"
Imagem: Manuela Scarpa/Brazil News

Preparativos para o casamento

Mergulhada na rotina de gravações, que concilia com o projeto de uma peça que pretende estrear assim que terminar a novela, Adriana mal tem tido tempo para se dedicar a outro grande acontecimento: seu casamento com o ator Alexandre Contini, que fez o pedido em público, na noite de estreia do espetáculo "Manual Prático da Mulher Desesperada", em janeiro deste ano.

"A gente se deu um prazo de até julho para decidir as coisas, para ter pelo menos seis meses para organizar tudo. Ele acabou de criar uma peça como diretor em São Paulo, nossa dinâmica de vida vai ser sempre essa loucura, essa correria. Mas a gente gosta."

A atriz conta que nunca foi de fantasiar a cerimônia dos sonhos. "Nunca fui aquela criança com esse ideal na cabeça. A gente foi pensando junto em ideias que tenham a nossa cara como casal, mas ainda não definimos como vai ser. Deve ser um meio termo, não vai ser uma coisa íntima porque só a família já é grande. Mas não vai ser uma grande festa que vai parar uma cidade. Vou casar tantas vezes na vida como atriz, são tantas possibilidades! Já me vesti de noiva tantas vezes que nem sei como quero que seja meu vestido (risos)", diz.