Topo

"Se tivesse um negro estaria algemado", diz Antonio Pitanga sobre Lava-Jato

Ator Antonio Pitanga é entrevistado por Amaury Jr. - Divulgação/RedeTV!
Ator Antonio Pitanga é entrevistado por Amaury Jr. Imagem: Divulgação/RedeTV!

Do UOL, em São Paulo

09/05/2017 12h34

Antonio Pitanga fez uma consideração sobre o atual momento político do Brasil. No "Programa Amaury Jr.", o ator comentou sobre a Operação Lava-Jato e disse acreditar em um estado de consciência em meio ao caos. 

"Pensa bem, você não tem nenhum negro nesse projeto de corrupção, e se tivesse, ele estaria algemado", disse.

O pai de Camila Pitanga, no entanto, se mantém otimista: "Eu acho que nós estamos vivendo o tempo da consciência, um mergulho no caos para nascer daí uma consciência transparente, emocionante e humana, porque estamos num dos momentos mais difíceis não só no Brasil, mas do mundo". 

Onde estão os negros na TV e no cinema?
Antonio Pitanga criticou a ausência de personagens negros na ficção e em relação à diversidade étnica da sociedade brasileira.

"Que Brasil é esse em que a gente procura quem mostre a verdadeira cara brasileira, o povo brasileiro, que é mestiço, é branco, é negro, é imigrante, e não encontra? A participação brasileira deixa de ganhar e muito nos programas de televisão e cinema", afirmou.

Ele também fala sobre o documentário biográfico "Pitanga". E conta que chegou a hesitar ao saber sobre a ideia de uma homenagem:

"Primeiro o Beto Brandt, que é um apaixonado pelo cinema brasileiro, disse: 'quero fazer um filme sobre a tua vida'. E eu respondi: 'que isso? Como fazer um filme sobre a minha vida?'. (…) Depois chega a Camila [Pitanga], começa a conversar e explica a proposta, que não seria um documentário chapa branca, com entrevistas e depoimentos, mas um documentário onde você interage com os convidados".

A entrevista de Antonio Pitanga com Amaury Jr. vai ao ar nesta terça (9) na RedeTV!.