Topo

Atriz espera um ano para entrar em "Rock Story": "Fiquei no banco"

Ana Cecília Costa na cena em que Mariane invade o aniversário do filho, Zac (Nicolas Prattes), em "Rock Story" - Raquel Cunha/TV Globo
Ana Cecília Costa na cena em que Mariane invade o aniversário do filho, Zac (Nicolas Prattes), em "Rock Story"
Imagem: Raquel Cunha/TV Globo

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

10/05/2017 10h28

Ana Cecília Costa foi chamada para "Rock Story" em maio de 2016, mas entrou na novela apenas no último final de semana, um ano após o convite. Ela interpreta Mariane, mãe de Zac (Nicolas Prattes), fruto de seu relacionamento com Gui Santiago (Vladimir Brichta). Ao UOL, a atriz baiana conta que se sentiu no "banco de reservas" da trama esperando entrar em campo... ou melhor, no estúdio.

"Eu estava escalada desde o início, já sabia qual a personagem, e acompanhei a novela. A sensação é como se estivesse no banco assistindo ao time jogar super bem. Vai dando aquela adrenalina, aquela vontade de entrar em campo para participar. Agora chegou o momento exato, tem toda uma dramaturgia que não dava para entrar antes. É um desafio, entrei em um bonde correndo", afirma.

Mariane é citada em "Rock Story" desde o início da trama, quando Zac fica sozinho em casa após a mãe ter saído para procurar emprego. Ele roubou uma padaria para tentar entrar em uma gangue, mas foi preso e conheceu o pai, Gui, com quem viveu no decorrer da história.

Na última segunda-feira (8), Mariane invadiu o aniversário de Zac na casa de Gui para fazer uma surpresa ao filho. Tudo foi planejado por Lázaro (João Vicente de Castro), que encontrou a ex de seu rival presa, situação que surpreendeu a atriz: "Imaginava que ela estava curtindo a vida em algum lugar, não que estivesse na cadeia".

Para dar vida à personagem, Ana Cecília teve pouco tempo para se preparar e se baseou no texto enviado pela direção da novela: "É sempre um frio na barriga, porque é diferente de receber os capítulos antes, ler e já decorar, se preparar. Eu me guio pelo texto, e ele é bem claro. Trata-se de uma mulher desequilibrada, porém tem charme, um espírito livre, é apaixonada".

"Mariane vai se redimir", antecipa atriz

Nos próximos capítulos de "Rock Story" a mãe de Zac se mostrará ainda mais desequilibrada ao invadir o show de Gui e beijá-lo à força. Ela também cairá da escada e, a mando de Lázaro, gravará um vídeo acusando o ex de agressão. A atriz conta que é completamente diferente de Mariane, mas defende a personagem.

Mariane (Ana Cecília Costa) agarra Gui (Vladimir Brichta) durante show em "Rock Story" - João Miguel Júnior/TV Globo - João Miguel Júnior/TV Globo
Mariane (Ana Cecília Costa) agarra Gui (Vladimir Brichta) durante show em "Rock Story"
Imagem: João Miguel Júnior/TV Globo
"Sou super CDF. Sempre fui boa aluna, pontual. Sou muito careta, na verdade. Mariane é o oposto disso, não tem nem relógio. Ela está sempre no mundo da lua. Eu estou com os pés bem na Terra. No caso dela é um exagero, mas acho bonito essa busca pela liberdade. A realidade é muito opressora", compara.

Ana Cecília antecipa o desfecho de Mariane e aposta na recuperação da personagem após ser usada por Lázaro: "Ela entrou de um jeito e vai sair de outro. Nesse curto tempo, ela sem dúvida vai ter um aprendizado muito grande como ser humano e vai se redimir, mas não vai perder o temperamento de ser leve e descolada".

A atriz não fazia novelas desde "Joia Rara" (2013), em que recebeu elogios da crítica como Gaia, mulher de Toni (Thiago Lacerda), que passou dez anos em um campo de concentração e morreu em decorrência de um problema nos rins.

Enquanto esperava para entrar em "Rock Story", Ana Cecília investiu no teatro e produziu sua primeira peça, "A Língua aos Pedaços", em que interpretou Santa Teresa D'Ávila. Ela também atuou no filme "A Mãe", de Adriana Vasconcelos, com lançamento previsto para o segundo semestre. "Fala sobre violência doméstica. Minha personagem flagra o marido abusando sexualmente da filha, acaba cometendo um crime e é presa".