Topo

Capucci (e outras mães) relatam abortos espontâneos sofridos no passado

Do UOL, em São Paulo

13/05/2017 18h58

Renata Capucci realizou um desabafo emocionante ao relatar três abortos espontâneos que sofreu no passado, durante reportagem especial exibida pelo "Jornal Hoje", neste sábado (13), à véspera do Dia das Mães.

Na reportagem, o "JH" narrou a história de quatro mulheres --dentre elas, a própria a jornalista--, que sofreram a perda "difícil e dolorosa" de um filho e a interrupção (momentânea) do sonho em ser mãe.

"Conseguir ser mãe nem sempre é fácil, só vem depois de muito sofrimento, muito esforço, espera e medo", contou Capucci, antes de anunciar a matéria no telejornal. "Essa também é minha história. Eu só consegui ser mãe porque nunca desisti. Mesmo diante do sofrimento imenso que é perder um filho. Todos ainda dentro da barriga. Um com 8 meses, outro com 5 meses e outro bem no início da gravidez", afirmou em seguida.

Com 23 anos de carreira --21 deles na TV Globo--, Renata Capucci já foi repórter especial para o "Jornal Nacional" e o "Fantástico". Atualmente, ela apresenta o "RJ TV - 2ª Edição" e é plantonista do "Jornal Hoje".

Capucci é mãe de duas filhas, Lily e Diana, que também aparecem ao lado dela na reportagem. "Eu não sei o que seria de mim sem as minhas duas filhas lindas, os amores da minha vida, razão da minha vida", concluiu.

Relato de outras mães

Jornal Hoje - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Marta Barreto sofreu aborto na primeira gravidez
Imagem: Reprodução/TV Globo
 Marta Barreto (designer de interiores) Eu engravidei a primeira vez. Cheguei à UPA e descobri que não tinha mais bebê, que o bebê tinha parado de se desenvolver. Foi horrível. Foi uma perda silenciosa. [Tempos depois] eu engravidei de novo. E aconteceu de novo. Estava com 8 semanas, tive um sangramento. Fiquei com medo de não realizar o meu sonho, o de ser mãe. (...) Eu engravidei do Tom. E qual foi a primeira frase da mamãe [depois de nascer]?! Ele está bem? Ele está vivo?

Jornal Hoje - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Manoela Marinho perdeu o bebê aos 43 anos
Imagem: Reprodução/TV Globo
 Manoela Marinho (musicista) Eu já tinha tido três gestações, estava com 43 anos. E essa perda foi muito difícil e dolorosa. O coração do bebê batia, mas ele ia morrer, não tinha como, não tinha como salvá-lo. Eu tinha medo de não conseguir engravidar porque já estava com 43 anos. (...) Fiz um tratamento com hormônio e engravidei. Tive um medo apavorante, estava muito assustada. Eu tentava não pensar que iria perdê-lo. E quando eu consegui chegar às 28 semanas eu falei 'uau', agora está perto. Fui para 31, 32 e 35 semanas [respiro de alívio]. A Rosinha foi nascer só com 40 semanas.

Jornal Hoje - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Mariana Trotta sofreu aborto após 6 meses de gestação
Imagem: Reprodução/TV Globo
 Mariana Trotta (professora de dança). Eu engravidei do Lucas, que infelizmente acabou nascendo morto depois de ficar comigo por 6 meses. E foi a pior coisa que aconteceu comigo, sem sombra de dúvida, porque foi um pedaço do seu corpo que foi embora. (...) Eu falei 'eu ainda vou ser mãe' e eu quero estar forte e estruturada para receber o próximo filho que vier. E eu já estava na fila de adoção quando estava grávida do Lucas, eu sabia que a qualquer hora o meu telefone iria tocar. E adoção é isso 'é um encontro de uma mãe, que quer ser mãe, e de uma filha, que quer ser filha'. 'Oi, Alice. Eu fiz um quarto para você. Estava te esperando tanto, tanto'. E ela abriu um sorriso.