Topo

Luciana Gimenez é criticada ao chamar cozinha com empregados de senzala

Luciana Gimenez - Manuela Scarpa e Iwi Onodera/Brazil News
Luciana Gimenez Imagem: Manuela Scarpa e Iwi Onodera/Brazil News

Do UOL, no Rio

22/05/2017 15h22

Luciana Gimenez foi criticada na internet após um comentário feito durante um vídeo publicado no seu Instagram na quinta-feira passada (18) na festa de aniversário de 18 anos do filho Lucas Jagger. A apresentadora filmou os empregados na cozinha e questionou: "Tá rolando uma bagunça aqui na senzala?".

A página do Facebook Coletivo Sistema Negro publicou o vídeo com um texto crítico às palavras de Gimenez.

"Senzala não é brincadeira. Senzala é violência, é dor, é o território específico da desumanização que por 4 séculos nós negros sofremos nesse país. Senzala é o lugar do abandono, da invisibilidade. Senzala é lugar do estupro das mulheres negras, da bestialização dos homens negros, do desmanche da família negra e da perpetuação do racismo nas instâncias mais subjetivas que ainda atingem o povo negro, como em sua afetividade...", diz o texto na rede social.

"...Senzala não é brincadeira. Escravidão não foi brincadeira. Palavras têm história, e a história dessa é uma só: Racismo. Respeite essa história. Respeite e entenda as marcas que ela ainda mantêm na nossa sociedade. Em suma, 'meça suas palavras, parça'. Nosso lugar não é na Senzala. Nosso lugar vem do Quilombo!"

Procurada pelo UOL, a assessoria da apresentadora informou que ela não pretende se pronunciar sobre o caso.