Topo

Datena relembra crack dentro de casa. "Sinto o cheiro da droga até hoje"

Do UOL, em São Paulo

26/05/2017 18h45

José Luiz Datena relembrou a época em que um familiar seu entrou para o mundo das drogas e se tornou viciado em crack, durante depoimento feito no "Brasil Urgente", da Band, nesta sexta-feira (26). O apresentador evitou citar o nome da pessoa, mas afirmou que o caso aconteceu dentro de sua casa e que sente o cheiro da droga até os dias de hoje.

"Eu perdi muito dinheiro [ao longo da carreira], porque não tive cabeça para cumprir contratos e paguei caro por isso. Mas o dinheiro que eu perdi na minha vida não é nada comparado ao que o senhor Deus Jesus Cristo me deu em relação a essa maldita droga, que é o crack... eu sinto o cheiro dela até hoje. Eu sei o que ela representa, eu sei que ela transforma um ente querido seu em nada, numa autêntica ausência de emoções. E as pessoas realmente deixam de ser o que são --pessoas de caráter, carinhosas, fantásticas e inteligentes, em sua maioria-- e não sabem quem mais são, não tem discernimento para irem a lugar nenhum, a não ser para usarem essa pedra e cometerem crimes. Isso é terrível", desabafou Datena."Eu estou apresentando programas policiais há 20 anos, e sempre soube o que comentava porque vivia um problema [desses] dentro da minha casa", finalizou.

No fim do programa, Datena defendeu medidas tomadas pelo prefeito de São Paulo, João Dória Jr. (PSDB), que entrou com um pedido na Justiça para autorizar a internação de dependentes químicos à força.

Filho se livrou de drogas em 2001

Em entrevista ao UOL, em 2011, Datena falou sobre o desespero que sentiu ao ver seu filho envolvido com drogas.

"Falo com o coração. Meu filho não gosta que fale. Ele conseguiu largar o vício, está limpo há dez anos. Vive tranquilo com a família dele em Goiás. Mas cada vez que eu falo, é uma espécie de catarse. O que eu vivi por causa disso foi um desespero. A droga aprisiona não só o dependente, mas a família inteira. Por isso eu odeio os traficantes", explicou o jornalista, na ocasião.

"[Para livrar o meu filho da dependência química] contei com a ajuda de alguns amigos. Uma vez, ele deu a mão ao Chico Xavier e, uma semana depois, abandonou o vício. Eu não sou espírita, mas fui obrigado a acreditar: o cara é um santo", relatou.

Caso Desiree

Nesta sexta-feira, Datena relembrou o episódio vivido em casa depois de exibir a história de superação de uma ex-usuária de crack, que largou o mundo das drogas graças ao apoio que recebeu do apresentador (veja o vídeo acima). Ela se chama Desiree, vem de uma família de classe média da zona leste de São Paulo, fez intercâmbio de 6 anos em Londres e trabalhou no jornal "O Estado de S. Paulo".

Uma equipe do "Brasil Urgente" a encontrou na Cracolândia anos atrás, e Datena pediu que alguma clínica a ajudasse com o tratamento. Ela foi internada com o seu consentimento, mas recaiu depois que saiu do estabelecimento. Desiree voltou a ser internada tempos depois e disse estar "limpa" desde o dia 12 de janeiro de 2012.

Desiree trabalha atualmente na Secretaria Estadual de Assistência Social ajudando outros dependentes químicos, e preparou um bolo em agradecimento a Datena e sua equipe.