Criticado por cosplayers, personagem de "A Força do Querer" sofre mudanças
Um adolescente que passa os dias vestidos de Goku, protagonista do anime "Dragon Ball", só interage com o mundo exterior quase que integralmente pelo celular e vai mal nos estudos. O retrato pintado por Yuri, personagem de "A Força do Querer", não agradou muito os adeptos do cosplay, a prática de se caracterizar como personagens da cultura pop. Nos capítulos recentes da trama de Gloria Perez, ele vem passando por mudanças.
O menino que era motivo de preocupação para a mãe, interpretada por Totia Meirelles, começou a tirar notas boas depois das aulas particulares de matemática que teve com Rubinho (Emílio Dantas) e já não é criticado pelos pais, que estranhavam o hábito "incomum" do filho de sempre andar fantasiado.
Para o jornalista Alexandre Damião, a transformação de Yuri tem relação direta com a campanha que ele e um grupo de cosplayers lançaram na página CosPositivismo, no Facebook (quase 6 mil seguidores), às vésperas da estreia da novela. O personagem foi criticado pelo retrato pouco fiel à realidade no post entitulado "Yuri Não me Representa".
"A maioria dos cosplayers não são pessoas como o Yuri. São pessoas que trabalham ou estão procurando algum emprego, que possuem relacionamento estável com família. Cosplayers brasileiros possuem uma certa resistência à TV aberta porque na maioria das vezes em que falaram sobre cosplay, fizeram de um modo como se todos fôssemos de outro planeta, dando risada do nosso hobby", diz Damião.
Uma das características do personagem que foi criticada na campanha é que ele se vestia de Goku não só para os eventos, como costuma acontecer na vida real. "A campanha afetou significantemente o personagem. Querendo ou não, ele é um alívio cômico, que foi feito para as pessoas darem risada e quebrar a tensão dos capítulos e ele não tem lá muita aparição. A última vez que ouvimos falar do personagem, ele já estava completamente mudado, sem cosplay e indo bem nos estudos", afirma.
De fato, nos últimos capítulos exibidos da trama de Gloria Perez, Yuri, vivido pelo ator Drico Alves, já aparece menos fantasiado, embora mantenha características como se comunicar com os pais por meio do celular. Procurada pelo UOL, a Globo nega que o personagem tenha sofrido mudanças. "Não houve mudança na trama e trajetória do personagem. Yuri, interpretado por Drico Alves em 'A Força do Querer', segue o caminho traçado pela autora Gloria Perez desde o início da concepção deste trabalho. O personagem é um adolescente que experimenta a arte do cosplay, assim como outras tantas novidades do mundo moderno", diz a assessoria de comunicação da emissora.
Tratar do universo cosplay de forma estereotipada em uma novela, explica Damião, ajuda a aumentar preconceitos que o grupo já sofre. Segundo ele, o grupo chegou a receber o relato de uma das seguidoras, que atribuía à exposição do personagem no horário nobre o fato de ter sido hostilizada na praça de alimentação de um shopping.
"Fiquei amigo de cosplayers"
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.