Topo

Criticado por cosplayers, personagem de "A Força do Querer" sofre mudanças

Drico Alves interpreta o adolescente Yuri, filho de Heleninha, em "A Força do Querer" - Divulgação/TV Globo
Drico Alves interpreta o adolescente Yuri, filho de Heleninha, em "A Força do Querer" Imagem: Divulgação/TV Globo

Felipe Pinheiro

Do UOL, em São Paulo

29/05/2017 15h18

Um adolescente que passa os dias vestidos de Goku, protagonista do anime "Dragon Ball", só interage com o mundo exterior quase que integralmente pelo celular e vai mal nos estudos. O retrato pintado por Yuri, personagem de "A Força do Querer", não agradou muito os adeptos do cosplay, a prática de se caracterizar como personagens da cultura pop. Nos capítulos recentes da trama de Gloria Perez, ele vem passando por mudanças.

O menino que era motivo de preocupação para a mãe, interpretada por Totia Meirelles, começou a tirar notas boas depois das aulas particulares de matemática que teve com Rubinho (Emílio Dantas) e já não é criticado pelos pais, que estranhavam o hábito "incomum" do filho de sempre andar fantasiado.

Para o jornalista Alexandre Damião, a transformação de Yuri tem relação direta com a campanha que ele e um grupo de cosplayers lançaram na página CosPositivismo, no Facebook (quase 6 mil seguidores), às vésperas da estreia da novela. O personagem foi criticado pelo retrato pouco fiel à realidade no post entitulado "Yuri Não me Representa".

"A maioria dos cosplayers não são pessoas como o Yuri. São pessoas que  trabalham ou estão procurando algum emprego, que possuem relacionamento estável com família. Cosplayers brasileiros possuem uma certa resistência à TV aberta porque na maioria das vezes em que falaram sobre cosplay, fizeram de um modo como se todos fôssemos de outro planeta, dando risada do nosso hobby", diz Damião.

Uma das características do personagem que foi criticada na campanha é que ele se vestia de Goku não só para os eventos, como costuma acontecer na vida real. "A campanha afetou significantemente o personagem. Querendo ou não, ele é um alívio cômico, que foi feito para as pessoas darem risada e quebrar a tensão dos capítulos e ele não tem lá muita aparição. A última vez que ouvimos falar do personagem, ele já estava completamente mudado, sem cosplay e indo bem nos estudos", afirma.

De fato, nos últimos capítulos exibidos da trama de Gloria Perez, Yuri, vivido pelo ator Drico Alves, já aparece menos fantasiado, embora mantenha características como se comunicar com os pais por meio do celular. Procurada pelo UOL, a Globo nega que o personagem tenha sofrido mudanças. "Não houve mudança na trama e trajetória do personagem. Yuri, interpretado por Drico Alves em 'A Força do Querer', segue o caminho traçado pela autora Gloria Perez desde o início da concepção deste trabalho. O personagem é um adolescente que experimenta a arte do cosplay, assim como outras tantas novidades do mundo moderno", diz a assessoria de comunicação da emissora. 

Tratar do universo cosplay de forma estereotipada em uma novela, explica Damião, ajuda a aumentar preconceitos que o grupo já sofre. Segundo ele, o grupo chegou a receber o relato de uma das seguidoras, que atribuía à exposição do personagem no horário nobre o fato de ter sido hostilizada na praça de alimentação de um shopping.

"Fiquei amigo de cosplayers"

Vestido de Goku, ator Drico Alves se reúne com cosplayers no Rio de Janeiro - Reprodução/Instagram/dricoalvesoficial  - Reprodução/Instagram/dricoalvesoficial
Vestido de Goku, ator Drico Alves se reúne com cosplayers no Rio de Janeiro
Imagem: Reprodução/Instagram/dricoalvesoficial
Intérprete do personagem, Drico Alves confirma ter procurado grupos de cosplayers após a campanha. "Não encarei como uma crítica negativa. Reagi numa boa, acabei ficando amigo de muitos cosplayers. Percebi que eles são unidos e se ajudam muito. Estou adorando fazer o Yuri. Esse vício pela internet é bem típico da minha geração. Meus amigos todos vivem conectados", declarou. 
 
Drico e sua preparadora de elenco entraram em contato com a página do Facebook após a repercussão da campanha. "Eles entraram no grupo da página e começaram a conversar com todos os cosplayers do grupo. O Drico Alves se mostrou ser um cara superlegal e simpático, que quer se aproximar mais dos cosplayers para interpretar o personagem melhor. Ele mesmo disse que o personagem irá amadurecendo no cenário cosplay, melhorando a qualidade de suas roupas", conta Damião, que já vê melhoras na aparência do personagem. 
 
"Rolou uma foto nova na internet com ele e dois cosplayers conhecidos do Rio de Janeiro. Uma coisa que muitos falaram da primeira aparição dele foi a peruca, que estava completamente desarrumada, coisa que nessa foto eles arrumaram. Nós da página achamos aquilo o máximo, porque mostra que ele está levando em consideração tudo o que conversamos e sugerimos", elogia.
 
O ator prefere não definir o personagem como cosplayer, mas "em fase de experimentações". Drico também desvincula as notas ruins do personagem na escola no início da novela com o fato de ele gostar de fazer cosplay: "O fato do Yuri ir mal na escola nada tinha a ver com a prática do cosplay. O Yuri acabou se recuperando na matéria em que tinha dificuldade".
 
"Conversei com alguns cosplayers e eles me ajudaram muito me dando dicas preciosas. Mas também observei muito meus colegas, assisti a filmes e procurei todo tipo de referência para interpretar esse adolescente bem atual, que não só pratica a arte do cosplay. Ele é um jovem conectado, que está em fase de experimentações diversas", disse.