Topo

Irritado, Datena diz que chefão do jornalismo da Record "não vale nada"

Do UOL, em São Paulo

05/06/2017 17h48

 

José Luiz Datena se irritou ao falar de seu ex-chefe, Douglas Tavolaro, vice-presidente de Jornalismo da Record, no "Brasil Urgente" desta segunda-feira (5). O apresentador da Band disse que o profissional "não tem caráter nenhum" e "não vale nada" ao comentar a conversa entre Tavolaro e o senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG), grampeada pela Polícia Federal, supostamente negociando uma entrevista com o presidente Michel Temer em troca de patrocínio da Caixa Econômica Federal. A Record nega.

"Por esse Douglas eu não boto a mão no fogo nem um pouquinho porque nunca gostei desse sujeito profissionalmente. Nunca gostei. E também, honestamente, acho que não tem caráter nenhum. Daí se ele é ladrão, se ele vende entrevista, não é problema meu. Isso aí ele tem direito a defesa como toda e qualquer pessoa", disse Datena, visivelmente irritado.

O apresentador isentou a Record, sua antiga emissora, de qualquer irregularidade e voltou a criticar o vice-presidente de Jornalismo da emissora.

"Não acredito que a Record fosse capaz de fazer uma coisa dessa. Acho que é por isso até que não botou entrevista nenhuma no ar porque deve ter descoberto alguma falcatrua desse Tavolaro e não botou no ar. Porque eu duvido que a Record faria uma coisa dessa. Pô, eu trabalhei lá um tempão, você entendeu? Agora, por esse Tavolaro eu não boto a mão no fogo. Isso aí não vale nada! Não vale nada!", gritou.

Na última sexta, o site BuzzFeed Brasil divulgou a conversa entre Tavolaro e Aécio grampeada pela PF, em que o vice-presidente de Jornalismo da Record supostamente teria negociado uma entrevista com Temer em troca de um patrocínio da Caixa. Em nota, a Record negou a negociação.

"Houve uma solicitação de entrevista com o presidente Michel Temer e a Record TV queria ter a exclusividade e prioridade, naquele momento, e não foi atendida. O vice-presidente de jornalismo, Douglas Tavolaro, trabalhava com suas fontes para conseguir as informações e a primazia. O Planalto estava decidindo, através de outra estratégia, de colocar o Presidente para falar, quase simultaneamente, com todos os veículos, como de fato aconteceu com várias emissoras de TV, rádio, jornais e sites. Por mais que o vice-presidente de jornalismo da Record TV tenha elogiado a estratégia, ele defendeu, junto a suas fontes, o desejo de falar primeiro e exclusivamente com o Presidente. Como o Palácio do Planalto optou por outro formato, a Record TV decidiu não fazer a entrevista", informou a Record.

"Com relação a Caixa Econômica Federal, é um cliente histórico da emissora e o Departamento Comercial da Record TV trata diretamente com a Instituição e seus representantes publicitários, como acontece em qualquer outro veículo de comunicação. O sigilo das relações entre um jornalista e sua fonte são resguardadas pela Constituição Brasileira. O artigo 5º inciso XIV da Constituição diz que 'é assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional'", concluiu a emissora.