Topo

Pega Pega

Tudo sobre a novela da Globo


Com roubo milionário, "Pega Pega" aposta em humor, romance e dilema ético

Giselle de Almeida

Do UOL, no Rio

06/06/2017 04h00

É bem verdade que dinheiro não traz felicidade, mas um rombo de US$ 40 milhões provoca é muita dor de cabeça em "Pega Pega", novela das 19h, que estreia nesta terça-feira (6). O baile em que Luiza (Camila Queiroz), herdeira do Carioca Palace, comemora seus 25 anos é marcado pelo roubo do dinheiro da venda do hotel cinco estrelas.

A jovem, neta de Pedrinho (Marcos Caruso), ainda não sabe, mas o empresário Eric (Mateus Solano), por quem ela se apaixona à primeira vista, é o comprador do empreendimento, que se torna um grande suspeito do crime.

O plano, no entanto, é executado por quatro funcionários do hotel: quem comanda a iniciativa é o concierge Malagueta (Marcelo Serrado), que convence a camareira Sandra Helena (Nanda Costa), o recepcionista Agnaldo (João Baldasserini) e o garçom Julio (Thiago Martins) a se juntarem a ele. Este último faz balançar o coração da inspetora de polícia Antônia (Vanessa Giácomo), responsável por investigar o caso

Por girar em torno de uma grande ação criminosa e colocar em jogo valores como ética e honestidade, a novela de Claudia Souto tem muito a dialogar com a situação atual do país, segundo o elenco. Claro que dentro dos limites de uma comédia romântica típica do horário das sete.

"Sem dúvida a novela retrata essa discussão que estamos tendo cotidianamente nas nossas casas, que é a ética. Até onde vale a pena ser honesto? E é claro que vale a pena. Ela coloca essa questão inclusive para os ladrões", afirma Caruso.

Preso, Eric também vira testemunha de um sistema falido dentro da cadeia. "Pela posição dele, Eric acaba conseguindo diversos privilégios. Por um lado, isso o deixa mais tranquilo. Por outro, o incomoda, porque ele vê que a corrupção está em todos os lugares do Brasil, mesmo dentro de uma cadeia", analisa.

"A novela é um entretenimento, não tem pretensão em discutir questões éticas com a profundidade que a gente está precisando discutir. É um lugar para a gente relaxar de tanta coisa que a gente está tendo que correr atrás de descobrir hoje sobre política. Passamos do limite de estudar e assumir o nosso próprio papel nesse mar de lama em que nos encontramos", afirma o ator.

pega ladrão - Camila Queiroz e Mateus Solano serão um casal apaixonado que será separado por causa de um roubo milionário no hotel dela - Divulgação/TV Globo - Divulgação/TV Globo
Luiza (Camila Queiroz) e Eric (Mateus Solano) se apaixonam numa viagem a Foz do Iguaçu
Imagem: Divulgação/TV Globo

Romance abalado

O romance de Eric e Luiza começa em Foz do Iguaçu, onde o empresário tenta se reaproximar da filha, Bebeth (Valentina Herszage). A herdeira do hotel, por sua vez, está na cidade para o aniversário do filho de uma amiga. Em pouquíssimo tempo, os dois se apaixonam, tornando concreta a profecia que a neta de Pedrinho ouve: "O homem predestinado ao seu coração se aproxima. Ele será sua fortuna, não sem antes trazer a sua ruína".

Para Solano, o desafio tem sido construir um bom-moço instigante. "Ele é um mocinho clássico, o cara que sofre por amor, que levanta bandeiras de honestidade, de justiça. O grande desafio é trazer um personagem que tenha vários lados, que não seja essa coisa água com açúcar", diz.

Já Camila Queiroz define sua personagem como "uma menina corajosa e muito determinada". "Ela terá que se reinventar ao ver a vida que dela se transformar completamente. É uma menina muito rica, que nasceu e viveu sempre naquele hotel, rodeada de empregados. E essa é uma realidade muito diferente da minha", compara.

 A relação da mocinha com o avô fica balançada no início da trama, já que ele esconde dela a venda do hotel. Outro complicador é o envolvimento com Eric, que o "bon vivant" acredita ter lhe aplicado um golpe.

"Pedrinho esconde da neta a venda porque acha que vai ser melhor para, não imagina que ela vai ficar triste de deixar o hotel em que foi criada. Na cabeça dele, ele vai proporcionar a ela um mundo que ela nunca teve e talvez nunca venha a ter não fosse esse dinheiro. Ele faz isso por amor. Ela não acha a atitude dele correta, gostaria de ter sido informada. Mas os dois têm um amor imensurável um pelo outro", adianta Caruso.