Topo

"Fantasia" no ar! Relembre celebridades que passaram pelo programa do SBT

Felipe Pinheiro

Do UOL, em São Paulo

06/06/2017 15h55

"Calor... céu azul, verde mar! Vem comigo nesse dia lindo. Amor... Mel e luz, praia e sol, veja o tempo feliz que vem vindo! Fantasiiiiia no ar!". Há quase vinte anos, as meninas do "Fantasia" embalavam pela primeira vez o tema do programa que marcou o final dos anos 90 na televisão.

Carla Perez teve a primeira experiência como apresentadora no extinto "Fantasia" - Reprodução/SBT - Reprodução/SBT
Carla Perez teve a primeira experiência como apresentadora no extinto "Fantasia"
Imagem: Reprodução/SBT
O game show teve como inspiração um formato italiano ("Non è la RAI") exibido entre 1991 e 1995. Dois anos depois, Silvio Santos montou nos estúdios do SBT o cenário caribenho decorado artificialmente com coqueiros, aves tropicais e o céu azul da trilha de abertura.

Era nesse clima praieiro que um grupo de garotas na faixa dos 20 anos de idade dançava e cantava no programa que, muito antes do surgimento das redes sociais, tinha a interatividade como principal característica.

A dinâmica era muito simples: apresentadoras atendiam aos telespectadores pelo telefone e conduziam brincadeiras diversas como batalha naval, jogo da memória, palavras cruzadas, entre outras.

Programa "Fantasia" teve quatro temporadas; na foto, as apresentadoras Tânia Mara, Amanda Françozo, Adriana Colin, Jacky Petkovic e Débora Rodrigues - Divulgação/SBT - Divulgação/SBT
Programa "Fantasia" teve quatro temporadas; na foto, as apresentadoras Tânia Mara, Amanda Françozo, Adriana Colin, Jacky Petkovic e Débora Rodrigues
Imagem: Divulgação/SBT

O "Fantasia" teve quatro temporadas --três entre 1997 e 2000, e uma quarta entre 2007 e 2008-- e contou com apresentadores pouco ou já bastante conhecidos como Helen Ganzarolli, Christina Rocha, Márcia Goldschmidt, Luiz Bacci, Celso Portiolli e Carla Perez.  

A despedida definitiva da TV (ao menos até o dia em que Silvio resolver ressuscitá-lo) aconteceu em março de 2008. Até hoje o programa é lembrado pelos fãs mais nostálgicos, que compartilham vídeos com as pérolas e pedem a volta do game. Quem não se lembra do "i de escola" da ex-loira do Tchan?