Topo

Após troca de papéis em "Novo Mundo", Márcia Cabrita brinca: "Subi na vida"

Narcisa (Márcia Cabrita) em "Novo Mundo" - Paulo Belote/TV Globo
Narcisa (Márcia Cabrita) em "Novo Mundo" Imagem: Paulo Belote/TV Globo

Do UOL, no Rio

08/06/2017 04h00

É no capítulo desta quinta-feira (8) que Márcia Cabrita surge em cena em "Novo Mundo", vestida com rico figurino de época. Graças a uma mudança de planos, ela trocou de personagem e pôde aparecer assim, "apresentável", como Narcisa, mulher de José Bonifácio (Felipe Camargo) - inicialmente, ela estava escalada para viver a maltrapilha e sujismunda Germana, hoje interpretada por Vivianne Pasmanter.

"Agora sou rica, tenho muitos vestidos lindos. Subi muito de vida, você não tem noção", brinca.

Na época do início das gravações, a atriz, que enfrentou um câncer no ovário por sete anos, precisou se afastar da produção para cuidar da saúde.

"Como não pude fazer, a direção resolveu me botar em outro papel. Fiquei muito feliz. Estou ótima, me sentindo super bem agora e estou trabalhando normalmente", conta.

E como é assistir ao seu antigo papel nas mãos de outra atriz? "No começo dá um ciuminho, mas, engraçado, não senti mais. Fiquei triste por não poder fazer, mas isso é a coisa mais normal no mundo. Já entrei no lugar de várias pessoas no teatro. Claro que eu faria diferente, é uma outra pessoa. Gravei muito pouco ainda, então nem chegamos a trocar nada sobre isso", comenta.
 
"Novo Mundo" marca o retorno de Márcia às novelas depois de seis anos - a última foi "Morde & Assopra", em 2011. De lá para cá, ela atuou em humorísticos como "Vai que Cola" e "Treme Treme" e séries como "As Canalhas" e "Trair e Começar é Só Começar".
 
"Para um ator no Brasil, a melhor coisa que pode acontecer é fazer uma boa novela. A Thereza [Falcão, autora da trama com Alessandro Marson], que é minha amiga, escreveu o papel para mim. Fico muito feliz pelo sucesso da novela, é mais do que merecido", conta ela, que se tornou espectadora da trama antes de começar a gravar.

Narcisa (Márcia Cabrita) e Bonifácio (Felipe Camargo) em "Novo Mundo" - Raquel Cunha/TV Globo - Raquel Cunha/TV Globo
Narcisa (Márcia Cabrita) e Bonifácio (Felipe Camargo)
Imagem: Raquel Cunha/TV Globo

Personagem sem noção

Na trama, Narcisa deixa Santos em direção ao Rio de Janeiro para ficar mais próxima do marido, aliado de Pedro (Caio Castro) e amigo de Leopoldina (Letícia Colin).

"José Bonifácio é galinha mesmo, ela já sabe disso. Tanto é que ela vem atrás dele", adianta Márcia. "É um casamento antigo, que já não funciona mais, que não tem futuro. Não sei como é que vai ser daqui por diante", diz.

Com seu temperamento difícil e seu apreço pela fofoca - as escapulidas do príncipe com Domitila (Agatha Moreira) despertam sua curiosidade -, Narcisa logo ganha a antipatia dos empregados do palácio. A atriz nega, no entanto, que ela seja uma vilã.

"Ela é uma mulher sem noção, que envergonha o marido, fala tudo que ela pensa. É muito fútil e crítica. Não é que seja uma pessoa do mal, ela fala o que der na cabeça", analisa.

Embora seja nascida na Béligca, Narcisa foi criada em Portugal. Portanto, é o sotaque da terrinha que Márcia precisa apresentar na novela. E ela tem um motivo extra para não fazer feio.

"Minha família é portuguesa, converso com minha prima por Skype. É difícil! Às vezes ela diz: 'Está errado!". Passo todo o texto com ela, me ajuda muito na hora da gravação. Eu me divirto e quero fazer direitinho por causa deles", afirma.