Topo

Sertanejo Eduardo Costa chama amigo de "tiziu" e é acusado de racismo

Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL

08/06/2017 15h18

Eduardo Costa publicou uma foto com um amigo na terça-feira (6), em seu Instagram, que acabou virando uma polêmica. Na imagem, o sertanejo aparece abraçado com o rapaz em uma fazenda e a legenda que ele usou fez com que fosse acusado de racista.

“Negão, crioulo, 'mussun', preto 'veio', 'tiziu', enfim; é assim que eu chamo esse sujeito, e sabe por que eu chamo ele assim? Porque ele me chama de nanico, alpinista de cupim, pintor de rodapé e outras ‘cositas mas’ (risos). E sabe por que chamamos um ao outro assim?? Simplesmente porque nós nos amamos, somos amigos, parceiros e pra mim ele é como um pai, meu pai preto, muito preto (risos)", disse o post dele, que acrescentou. "Racismo pra mim não tá na boca de quem fala, tá no ouvido de quem entende. Te amo, meu negão. Saudade de você aqui é Mato”, disse.

Apesar de ter se justificado, alguns seguidores de Eduardo Costa não aprovaram o texto. “Racismo polido”, comentou um. “Com um ‘amigo’ desse, pra que inimigo?”, escreveu outro. “Olha os apelidos de Eduardo Costa sobre o homem e olhe o do homem sobre Eduardo Costa. Em nenhum momento o homem põe apelidos em Eduardo se referindo à Cor/raça/etnia dele, mas o Eduardo põe sempre apelido se referindo à cor/raça/etnia do homem e é aí que entra a questão: Será que esse homem não tem nada sem ser sua Cor para ser o alvo dos apelidos?”, explicou mais um.

Teve também quem defendeu o sertanejo. “Falou tudo, Eduardo”, elogiou um. “Você é o cara, da moral pra esse povo cheio de ‘mimimi’ não, amizade a chama do que quiser porque sabe que não existe racismo”, disse outro.

eduardo costa - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram
e. costa 2 - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram