Topo

Neta de Carlos Alberto fez "Praça" a convite do avô e escondida do pai

Dalila de Nóbrega ao lado do avô, Carlos Alberto, e do pai, Marcelo de Nóbrega, no cenário de "A Praça É Nossa" - Lourival Ribeiro/SBT
Dalila de Nóbrega ao lado do avô, Carlos Alberto, e do pai, Marcelo de Nóbrega, no cenário de "A Praça É Nossa"
Imagem: Lourival Ribeiro/SBT

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

11/06/2017 04h00

A principal novidade dos 30 anos de "A Praça É Nossa" é Dalila de Nóbrega. O sobrenome já entrega: ela é neta de Carlos Alberto de Nóbrega e faz parte da quarta geração da família no humorístico, criado por Manuel de Nóbrega na década de 50 como "Praça da Alegria".

Na "Praça", Dalila interpreta Doutora Camomila, uma advogada irritada que processa qualquer pessoa por motivos absurdos. Segundo a atriz de 27 anos, é uma imitação de sua avó materna, Tereza, que conquistou Carlos Alberto e rendeu o convite para entrar na "Praça".

"Eu estava almoçando com meu avô e imitei a minha avó. Ele falou 'Dalila, você tem que fazer isso na Praça, é muito engraçado'", relembra Dalila ao UOL. Carlos Alberto prometeu escrever um quadro para a neta, mas duas semanas depois ela apareceu com roteiros prontos e surpreendeu o avô.

"Um belo dia ela chega em casa com três scripts prontos. 'Vô, vê aí o que você pode cortar'. Eu não tirei uma linha, porque ela faz curso de teatro, é professora de balé, tem na veia o sangue de artista. Ela me surpreendeu porque escreveu um texto dificílimo. E ela não faz caricato, faz exatamente a avó dela", elogia Carlos Alberto.

Surpresa para o pai

Dalila de Nóbrega, como Doutora Camomila, ao lado do avô na "Praça" - Lourival Ribeiro/SBT - Lourival Ribeiro/SBT
Dalila de Nóbrega, como Doutora Camomila, ao lado do avô na "Praça"
Imagem: Lourival Ribeiro/SBT
Dalila recebeu uma condição para estrear na "Praça": não contar nada para o pai, Marcelo de Nóbrega, diretor do humorístico. Ela quase entregou o segredo, mas deixou o pai emocionado e levou o avô às lágrimas.

"Foi ideia do meu avô fazer essa surpresa. Ele falou: 'Não conte para o seu pai porque quero que ele tenha a surpresa que eu tive agora'. Acabamos dizendo, mas ele não sabia do que se tratava. Quando viu, eu já estava caracterizada, pronta para entrar. Ele dirigiu o quadro e amou, foi incrível. Meu avô chorou no ensaio", recorda.

"Ela fez o teste e foi sensacional! Eu não sabia nada. Não acreditei. Antes, eu não acreditava que 'estava no sangue', sabe? Hoje eu acredito, porque ela nunca tinha feito nada e encarou a câmera", elogia Marcelo de Nóbrega.

Texto próprio e inspiração em Vera Verão

Dalila de Nóbrega estreou na "Praça" como Lila, prima de Nina (Marlei Cevada) - Lourival Ribeiro/SBT/Divulgação - Lourival Ribeiro/SBT/Divulgação
Dalila de Nóbrega estreou na "Praça" como Lila, prima de Nina (Marlei Cevada)
Imagem: Lourival Ribeiro/SBT/Divulgação
A neta de Carlos Alberto recebeu outro desafio do avô. Ele pediu para a neta escrever o próprio texto de sua personagem, regalia de poucos humoristas da "Praça", como Marlei Cevada.

"Falei para o meu avô e o Magalhães [Junior, principal redator da 'Praça'] ficarem à vontade para escrever, porque o personagem é do programa, é de todo mundo. Meu avô falou: 'Não vou escrever, quero que você treine, quero que escreva'. Sempre gostei de escrever, mas essa constância de ter um conteúdo semanal está me ajudando muito, é mais um treinamento."

Dalila surpreendeu a família porque nunca havia atuado na TV. Ela cursou Design, mas desistiu da profissão e disse para o pai que queria ser atriz. Estudou na CAL (Casa das Artes de Laranjeiras), no Tablado e na Escola de Atores Wolf Maya, e também é formada em balé.

A atriz visita a "Praça" desde criança, quando era levada pelo pai e convivia com mestres como Ronald Golias (1929-2005) e Jorge Lafond (1952-2003), sua grande inspiração: "Vera Verão me influenciou demais. Tenho uma drag queen dentro de mim prestes a se libertar".

A primeira vez na "Praça" foi em 6 de abril, quando interpretou Lila, criança prima de Nina (Marlei Cevada). Já a Doutora Camomila estreou em 18 de maio e é um dos quadros de maior audiência do programa, que chega a bater a Globo no Ibope às quintas-feiras.