Topo

Deu match? Reality de namoro da Band terá casais gays e Baricelli de mâitre

Luigi Baricelli apresenta o programa "À Primeira Vista", da Band, durante evento em São Paulo - Marcos Ribas/Brazil News
Luigi Baricelli apresenta o programa "À Primeira Vista", da Band, durante evento em São Paulo Imagem: Marcos Ribas/Brazil News

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

12/06/2017 14h55

Em tempos de Tinder e redes sociais, arriscar um encontro às cegas -- ainda por cima, filmado para ser exibido em rede nacional -- pode parecer uma loucura para  muitos solteiros. Mas é isso o que acontece no reality da Band "À Primeira Vista", que acompanhará o primeiro encontro de duas pessoas.

Apresentado por Luigi Baricelli, que como um maître receberá os candidatos para o jantar romântico, o programa quer ser uma "comédia romântica da vida real", como define o apresentador.

"É um encontro real na era dos aplicativos. É olho no olho. A história, quem conta são eles. Eles vão lá, vai dar [certo] o encontro ou não", disse Baricelli durante o evento de apresentação do reality, nesta segunda-feira (12) -- não por acaso, o Dia dos Namorados.

A primeira temporada, que estreia no dia 22, terá 13 episódios, cada um com até oito casais diferentes. E o programa promete trazer um elenco diverso, com participantes de diversas orientações sexuais, com idades que vão dos 20 aos 81 anos.

Quem se encarrega de fazer o papel de cupido e criar o “match” entre os 5 mil inscritos é a própria produção do reality, que vasculha a vida dos candidatos e conversa com eles antes das gravações. Mas nem sempre a aposta sai como o planejado – e o casal pode não ter a sintonia esperada.

Detalhe do restaurante montado pela Band para o reality "À Primeira Vista" - Beatriz Amendola/UOL - Beatriz Amendola/UOL
Detalhe do restaurante montado pela Band para o reality "À Primeira Vista"
Imagem: Beatriz Amendola/UOL

“A equipe vê as características para fazer o melhor encontro possível, com base no que eles falam. Mas às vezes não é tudo o que eles falam. Aí acontecem os desencontros”, entrega o apresentador.

Restaurante cenográfico

Para servir de cenário para o primeiro encontro, a Band montou um restaurante romântico dentro de uma casa de festas em Pinheiros, na zona oeste de São Paulo, onde as gravações acontecem há duas semanas.

Tudo funciona como em um restaurante normal – as únicas diferenças são as câmeras espalhadas pelo salão e o fato de os outros clientes do estabelecimento serem convidados da produção. Há ainda um espaço reservado (mas também monitorado por câmeras) onde os participantes podem ligar para um amigo para contar sobre o encontro ou até dar uns beijos longe de outros olhares.

Para manter o restaurante funcionando, Luigi Baricelli conta com o auxílio das garçonetes Anna Beatrice e Beatriz e do barman Thiago, que também dão palpites – de longe – sobre o casal da vez. E o apresentador garante que os participantes acabam se esquecendo das câmeras quando o encontro começa.

“Chegar às escuras pra encontrar uma pessoa é muito complicado. Quando eles entram, eu tento deixar eles mais à vontade para que aquele lugar seja um lugar gostoso e que eles possam ter um encontro de verdade e estar à vontade para que possam se expor. E aí os momentos são fantásticos, porque eles se esquecem de tudo, falam deles profundamente.”

E as histórias dos casais devem provocar reações diversas nos espectadores. “Já fiquei emocionado várias vezes. Às vezes dá raiva, porque tem vilão”, contou o apresentador, aos risos.

“À Primeira Vista”
Onde: Band
Quando: quintas-feiras, às 22h30, a partir do dia 22
Exibição na TV paga: segundas, às 22h15, no Discovery Home & Health, a partir do dia 10 de julho